Policiais Militares Ambientais de Corumbá (MS) prenderam, na manhã de hoje (12), um homem por pescar em período de piracema, em local proibido e por capturar pescado abaixo do tamanho mínimo permitido. Ele estava pescando nas imediações do Porto Geral, em um local denominado Prainha, no rio Paraguai, mesmo local em que foram presos três homens no dia 10 passado.
Com o pescador foram apreendidos 2kg de peixes da espécie palmito, 20 exemplares de peixes das espécies pintado e cachara, pesando 13,5kg, sendo todos fora da medida permitida, de 40 a 58 centímetros, quando a medida de captura para as espécies é respectivamente de 85 e 80 centímetros.
A área do Porto Geral de Corumbá, onde o pescador foi preso hoje, trata-se de uma “corredeira”, local onde a legislação proíbe a prática da pesca, inclusive, fora do período de piracema, ou seja, quando a pesca está aberta. Os pescadores estão procurando o local em razão de cardumes que estão no local, porém, a PMA está monitorando o cardume, inclusive, com homens a paisana para evitar a pesca predatória.
O acusado, de 20 anos, residente em Corumbá, recebeu multa no valor de R$ 1050,00 por prática de pesca predatória. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante por pescar durante a piracema, capturar peixe fora da medida permitida e pescar em local proibido. A pena para a prática de pesca predatória é de um a três anos de detenção, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Por: Da Redação