Estado

Secretários de Agricultura dos Estados do Codesul firmam ações conjuntas para defesa sanitária

 

Durante a visita nesta sexta-feira (6) em Mato Grosso do Sul para acompanhar as ações de defesa sanitária no Estado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, juntamente com o governador André Puccinelli, realizou uma reunião com os secretários de Agricultura e Pecuária dos estados integrantes do Codesul – Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – além dos superintendentes federais de agricultura destes Estados.

O ministro Mendes ouviu a situação de cada estado e as ações que estão sendo desenvolvidas. O secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, afirmou que ações estão sendo adotadas para proteger a fronteira. “Estamos realizando ações conjuntas com o Exército na defesa sanitária da fronteira. Também queremos realizar a interdição da entrada de veículos com placa do Paraguai durante o período do foco de aftosa. Além disso, vamos realizar ações conjuntas com os estados do Codesul (MS, PR e RS) no fortalecimento das ações. Santa Catarina está dando extrema importância ao problema do foco no Paraguai e sabemos o risco que corre o rebanho catarinense” afirmou o secretário Airton.

Para o secretário de Agricultura do Rio Grande Sul, Luiz Fernando Mainardi, a preocupação existe, mas em menor escala. “Há preocupação, mas fazemos fronteira com o Atlântico, com a Argentina, com o Uruguai, que está tomando providências, com Santa Cataria e Paraná. A questão da aftosa não é só do Paraguai, mas de toda a América Latina. Estamos buscando, no Rio Grande do Sul, ações mais efetivas na vacinação. Somos parceiros de Mato Grosso do Sul e queremos encontrar uma solução para o problema da aftosa em todos os países na América Latina” afirmou Mainardi.

Para o secretário de Agricultura do Paraná, Noberto Anacleto Ortigari, o governo do Paraná está preocupado. “Estamos em alerta em nossas fronteiras com o Paraguai. Já começamos a identificar nosso rebanho e estamos executando trabalhos de forma conjunta com a Polícia Federal, Polícia Militar e Exército. Reforçarmos as equipes de defesa sanitária e estamos acompanhando as ações do Ministério da Agricultura e Pecuária e adotando ações conjuntas” afirmou Noberto.

Durante a reunião, Mendes Ribeiro destacou a importância de ações coordenadas entre os quatro Estados e uma integração com o MAPA, desenvolvendo ações eficientes, concretas e que dêem resultado.

 

Por: Da Redação