Na festa de encerramento do ano da Associação dos Aposentados, Pensionistas de Pessoas Idosas (AAPPIL), 256 associados (116 homens e 140 mulheres) receberam presentes de Natal, saborearam um churrasco e dançaram com muita desenvoltura na sede do bairro Almirante Tamandaré. Outros presentes foram entregues pessoalmente aos acamados. O evento foi conduzido pela primeira dama e secretária especial de integração de políticas sociais (Semips), Gisele Saab, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, ao lado do presidente da AAPPIL, o incansável Walter Arruda, de 73 anos.
Mais uma vez, a emoção marcou as comemorações dos idosos. O prefeito José Antonio, entre a esposa Gisele e a mãe dona Neide, lembrou que “as duas mais importantes mulheres” de sua vida são hoje apaixonadas pelas causas da AAPPIL. “E disso eu sinto orgulho, porque essas também são as mulheres da minha vida, e é importante que elas dividam seu carinho com todos vocês”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Integração de Políticas Sociais, dirigida pela primeira dama Gisele Saab, é hoje a principal ponte de ligação nos cuidados com a AAPPIL, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde. Recentemente, a associação teve um projeto social aprovado pela Vale e acabou de receber mesas de sinuca e pingue-pongue, além de duas esteiras rolantes para preparação física. “Nossos parceiros são muito importantes para dar o suporte de que precisamos para uma boa convivência”, lembrou Walter Arruda.
Da SSCH de Ladário a AAPPIL já recebeu cadeiras de rodas e da Prefeitura uma reforma completa na sede, que ainda deve ser ampliada com a construção de uma área de lazer no terreno lateral. O pedido dos associados é para a construção de uma quadra de vôlei adaptado. A AAPPIL conta hoje com mais de 400 associados e a meta da diretoria é fazer com que todos se interessem em participar do almoço dançante que ocorre todas as sextas-feiras na sede da associação. Cada associado paga um taxa simbólica mensal de 4 reais. A associação completou 20 anos de fundação em 2011.
Na manhã de confraternização na AAPPIL, os convidados foram os associados do projeto Conviver, de Corumbá. Participaram também o secretário municipal de Saúde Cleber Colleone e a assessora de Controle e Proteção Social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Renata Papa, que representou o secretário Alexandre Ohara.
O presidente da AAPPIL, Walter Arruda, recebeu a todos com simpatia e cordialidade, e prestou homenagem ao fundador Manoel Moreira Barreto, representado pelo filho Daniel, e aos presidentes de honra da associação, Alicio Peçanha e Manoel Suruco. Nascido em setembro de 1915, aos 96 anos Alício freqüenta a associação todas as sextas, e gosta muito de dançar e jogar sinuca.
MISS E MISTER
A AAPPIL escolhe anualmente a Miss Idosa e o Mister Idoso e em 2011 os eleitos foram Guiomar Bispo dos Santos e Eduardo Andrade Silva, os dois de 68 anos. Além do charme e da simpatia, eles são muito desenvoltos no salão de dança. “Entrei no concurso sem aquela preocupação em vencer, e quando percebi já estava na final e com a faixa de miss. Foi muito divertido”, afirmou Guiomar. “Sempre me senti bem na associação, e também freqüento o projeto Conviver, em Corumbá”, contou Eduardo. A receita de Guiomar para uma vida longa e saudável: “Nunca bebi nem fumei, e estou sempre alegre, de bem com a vida”, afirmou a Miss Idosa, que integra o time de vôlei adaptado de Ladário. “Dançar faz bem ao corpo e à mente, é muito saudável, e ajuda a prevenir um probleminha que tenho no coração”, completou o Mister Idoso. (Nelson Urt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário. Fotos: Vinicius Boaventura)
Por: Da Redação