Os 412 diretores das escolas estaduais eleitos foram empossados hoje (1º) em cerimônia realizada com a presença do governador André Puccinelli, deputados estaduais e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.
Dentre os diretores empossados na noite desta sexta-feira (02), estão os candidatos eleitos no município de Ladário, Elizabeth Silva (diretora), Antônio Torres (diretor-adjunto), ambos da Escola Estadual Leme do Prado e Marta Cavalcante (diretora) da Escola Estadual 2 de Setembro.
Os 294 diretores e 118 diretores-adjuntos eleitos assumem o cargo de direção escolar no triênio 2012/2014. Para serem eleitos, os novos diretores passaram por uma seleção interna, depois realizaram um curso de capacitação em Gestão Escolar, em seguida uma avaliação de desempenho e por último as eleições.
Conquistas
Para o governador André Puccinelli, muitas conquistas já foram alcançadas na educação em Mato Grosso do Sul, mas ainda falta muito a fazer. “Ainda falta muito para ter uma educação de primeira linha. Estamos estudando melhorias junto à categoria do magistério até 2014. Sempre nos demos bem nos diálogos com a Fetems [Federação dos Trabalhadores da Educação de MS]”, afirmou Puccinelli.
O Governador reconheceu as dificuldades de um diretor de escola. “Sabemos o quão duro é o exercício de direção egcolar. Ainda temos muito que fazer e unidos, governo do Estado, professores e a família dos alunos, chegaremos a uma gestão de qualidade”, disse André.
O objetivo é que as escolas e os pais dos alunos façam um trabalho de integração para educação dos estudantes. “Queremos que vocês, diretores, nos digam quais as necessidades que existem para que o governo conclame as famílias a assumirem suas responsabilidades perante a educação dos filhos e não deixem por conta dos professores e da escola”. Além de incentivar a participação dos pais, o governo está avaliando uma outra forma de compensar hora-atividade, que não seja remunerada, e o aumento da gratificação dos diretores da escola. “Através da soma de esforços conseguiremos uma educação de primeira linha”, destacou Puccinelli, que finalizou o discurso agradecendo e parabenizando os novos diretores.
Durante a cerimônia, foram assinados os termos de posse de diretores de escolas representando Campo Grande, a região Norte, Sul, Leste e Oeste do Estado, a região do Bolsão e a região do Alto Pantanal.
A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a importância do slogan “Todos Educando para o Sucesso”: “Este é um momento solene, de posse e de compromisso com a educação sul-mato-grossense. Nós sabemos o significado da educação na vida do indivíduo e para a sociedade, por isso o slogan ‘Todos Educando para o Sucesso’, buscando a participação da família para o sucesso da educação. Temos que ter o empenho de todos nós para a qualidade do ensino. O novo slogan é uma convocação geral para a gestão escolar, chamando a família, os professores e principalmente os diretores das escolas”, afirmou Nilene.
Cada uma das 362 unidades escolares da Rede Estadual possui um diretor. Nas escolas que funcionam nos três períodos e possuem mais de 900 estudantes matriculados e frequentes há também um adjunto. Estes dois profissionais são responsáveis pela articulação do processo educacional, pelo gerenciamento da rotina de procedimentos e instrumentos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.
Para o diretor da Escola Estadual Floriano Viegas, em Dourados, Tarcísio Moares, a posse dos diretores marca uma nova gestão. “A posse marca para nós o início de uma jornada de três anos à frente das escolas estaduais. O governo do Estado tem nos dado atenção e tem cumprido os compromissos feitos com os diretores das escolas”. Para a diretora da Escola Estadual Inês dela Mônica, em Campo Grande, Wanda Rodrigues Serejo, o diretor da escola deve ser um mobilizador. “O diretor da escola deve ser um articulador da diversidade, visando ao desenvolvimento de ações concretas. Devemos procurar uma gestão colegiada”, destacou a diretora.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) conta hoje com banco de dados com 1.436 aptos a participarem do processo eletivo para os cargos de diretor e diretor-adjunto. A escolha destes profissionais é efetivada por meio de eleição, realizada a cada três anos, permitida reeleição conforme previsto no artigo 6º, do decreto nº 12.500, de 24 de janeiro de 2008. O processo de eleição é precedido por seleção interna nas escolas, capacitação com uma carga horária de 40 horas com exigência de 100% de frequência e avaliação de competências básicas.
Para as eleições deste ano, que aconteceram em 6 de outubro, concorreram servidores da educação básica do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação (SED), com formação superior na área da educação e que tenham cumprido estágio probatório.
A SED capacitou os candidatos ao cargo de gestor escolar com os temas pertinentes ao trabalho do dirigente escolar como gestão de pessoas, desenvolvimento do Plano Político Pedagógico, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), recursos estratégicos e Regimento Interno Escolar.
Por: Da Redação