Estado

Governo empossa novos diretores das escolas estaduais na próxima segunda-feira

 

A secretária de Estado de Educação (SED) e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, realiza, na próxima segunda-feira (28), a sessão solene de posse dos eleitos para a diretoria das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino triênio 2012/2014, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, às 18 horas.

Cada uma das 362 unidades escolares da Rede Estadual possui um diretor. Nas escolas que funcionam nos três períodos e possuem mais de 900 estudantes matriculados e frequentes há também um adjunto. Estes dois profissionais são responsáveis pela articulação do processo educacional, pelo gerenciamento da rotina de procedimentos e instrumentos de gestão pedagógica, administrativa e financeira.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) conta hoje com banco de dados com 1.436 aptos a participarem do processo eletivo para os cargos de diretor e adjunto. A escolha destes profissionais é efetivada por meio de eleição, realizada a cada três anos, permitida reeleição conforme previsto no artigo 6º, do Decreto nº 12.500, de 24 de janeiro de 2008. O processo de eleição é precedido por seleção interna nas escolas, capacitação com uma carga horária de 40 horas com exigência de 100% de frequência e avaliação de competências básicas.

Para as eleições deste ano, que aconteceram em 6 de outubro, concorreram servidores da educação básica do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), com formação superior na área da educação e que tenham cumprido estágio probatório.

A SED capacitou os candidatos ao cargo de gestor escolar com os temas pertinentes ao trabalho do dirigente escolar como gestão de pessoas, desenvolvimento do Plano Político Pedagógico, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), recursos estratégicos e Regimento Interno Escolar.

 

Por: Da Redação