Ladário

Ladário participa das ações integradas do trânsito

Estudantes fizeram um passeio de mini-bugue pela cidade-móvel

 

Estudantes fizeram um passeio de mini-bugue pela cidade-móvel
Campanha educativa no trânsito realizada pelo Detran com apoio da Agemtrat e Secretaria Municipal de Educação

Ladário foi contemplada nesta quinta-feira, 10 de novembro, com uma campanha educativa no trânsito realizada pelo Detran (Departamento de Trânsito) com apoio da Agemtrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) e Secretaria Municipal de Educação. As ações integradas de trânsito estão sendo realizadas em dezessete cidades de Mato Grosso do Sul. Ladário foi escolhida a participar dos eventos, com o envolvimento de mais de 1000 estudantes de todo o município. O projeto é divido em três frentes de trabalho que ocorreram o dia todo.

Foram desenvolvidas atividades que visam informar e orientar as crianças de 5 a 12 anos por meio de práticas realizadas no trânsito de uma cidade-móvel montada dentro do Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi com um cenário que continha shopping, escola, prefeitura, hospital, semáforo e faixa de pedestre, projeto que recebeu o nome de Detranzinho. “É primordial trabalhar desde cedo o tema educação no trânsito com crianças porque futuramente viverão situações reais e necessitarão do conhecimento dessas regras para não tomarem atitudes que prejudiquem não só a si mesma, mas outras pessoas no trânsito também”, salientou Cleomar Campos, um dos coordenadores do projeto.

Os estudantes fizeram um passeio de mini-bugue pela cidade-móvel conhecendo algumas regras como parar antes da faixa de pedestres e não avançar no sinal vermelho e, receberam camisetas e material informativo, gibis, além um lanche com refrigerante e cachorro-quente. Participam de jogos como amarelinha, tudo relacionado ao trânsito das cidades.

No Encontro Pedagógico,professores de educação física e coordenadores foram capacitados em como criar e lidar com práticas pedagógicas a partir do tema trânsito nas escolas. Assim ampliam-se os conceitos da temática possibilitando autonomia para os docentes desenvolverem suas atividades o ano todo, conscientizando desde crianças até os mais jovens num trabalho em conjunto com os órgãos responsáveis.

No encerramento, um Fórum aberto a toda a sociedade discutiu problemas e sugeriu soluções na vida no trânsito sob a temática “Juntos podemos salvar milhões de vidas. O que você pode fazer pelo trânsito?” Incluiu palestras e roda de debates entre palestrantes e a sociedade em geral. É a preocupação com as pessoas no trânsito, que cada vez mais é desrespeitado pelos próprios condutores, causando enormes prejuízos a todos. (Suellen Rodrigues, da Assessoria de Imprensa das PML)

 

Por: Da Redação