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David Camelô reúne mais de 390 pessoas no Aprender para Crescer em Corumbá

Palestra do David reuniu cerca de 390 participantes (Foto: Vinicius Boaventura)

 

Palestra do David reuniu cerca de 390 participantes (Foto: Vinicius Boaventura)

David Portes já contabiliza mais de mil palestras por todo o mundo e prepara o lançamento do seu terceiro livro. “Conceito em 3 D: Divertido, Dinâmico e Diferencial” será lançado, segundo ele, em 2012 no programa de Jô Soares. Os dois primeiros venderam em média 20 mil e já estão esgotados. O primeiro foi uma autobiografia em que relata sua história, desde os tempos de cortador de cana em um canavial da cidade de Campos dos Goitacazes, norte fluminense, até decidir tentar a vida no Rio de Janeiro e se tornar milionário como empresário e palestrante, dono de cinco empresas, entre elas a DMarketing. O segundo livro levou o título de “Uma Lição de Vida, Vendas e Marketing” e está na quinta edição.

Conhecido como David Camelô e com uma saga semelhante à de Silvio Santos, ele foi a principal atração do evento Aprender para Crescer, promovido pelo Sebrae na UFMS Campus Pantanal neste sábado, 5 de outubro, em Corumbá. A palestra do “encantador de clientes”, como também ficou conhecido, reuniu basicamente estudantes e empresários de micro e pequenas empresas que, durante o dia, participaram do evento, que contou com outras 24 palestras, orientações e oficinas sobre empreendedorismo.

Os bolivianos, das cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, foram maioria na plateia, também formada por corumbaenses, ladarenses e estudantes do distrito de Albuquerque no auditório Salomão Baruki.

Como camelô de origem, David distribuiu prêmios ao público – balas, DVD e até uma nota de 20 reais para um dos contemplados. Ele deixou claro que ninguém chega a lugar nenhum sozinho, sem parceiros, sem conhecimento e informação.

Ele lembrou que foi o jornalista Ricardo Boechat, hoje da TV Bandeirantes, quem pela primeira vez se referiu à “Banca do David” na coluna de Ibrahim Sued, no jornal O Globo. “Depois disso meus negócios deslancharam”, contou. “Ele ficou encantado com o marketing na minha banca, que tinha até promoções de prêmios e call center”.

David aconselhou estudantes e empresários a ousarem sempre em seus sonhos e negócios. “Para lidar com gente tem de gostar de gente, porque gentileza gera gentileza”, receitou ele. “Quando você gosta das pessoas, você faz as coisas corretas. Você precisar encantar e surpreender as pessoas, aí você fideliza e é o ponto certo para conquistar a clientela”.
Em sua primeira visita a Corumbá, considerou o povo “animado e carismático”. “É importante inovar e estar sempre alegre”, afirmou. David contou que recentemente sua empresa de publicidade e marketing ganhou a conta da Microsoft. Em 2006, ele recebeu o prêmio de “melhor palestrante do mundo”. Ficou milionário fazendo palestras. “O começo foi difícil, mas nunca desisti dos meus sonhos”, afirmou.

Em vídeos e palestras, ele relata seu martírio ao ser despejado de um quarto na favela da Rocinha, no Rio, onde vivia com a esposa, que estava grávida. Um dia, já como morador de rua e catador de latinhas, saiu com 12 reais que havia pego emprestado de um porteiro de prédio, para comprar remédio para a mulher, que sentia dores. Em vez de entrar na farmácia, foi até a Central do Brasil e comprou tudo em doces no atacado. E passou a vender doces na rua. Dobrou seu capital para 24 reais, comprou o remédio, e continuou reaplicando o lucro em doces até abrir a Banca do David no Centro do Rio de Janeiro, perto da Academia Brasileira de Letras. Após a visita de Boechat, a banca ficou famosa, David ganhou outras entrevistas e espaço na mídia, até virar celebridade no programa do Jô Soares.

Hoje ele mantém a banca no centro do Rio, mas ficou milionário com o marketing e as palestras que faz em todo o mundo. “Antes me chamavam de Davi, mas hoje lá fora sou conhecido como David, the Camelot”, orgulha-se, sem perder o jeito simples e amável. Antes de encerrar a palestra, deixou um último conselho: “Nunca tenha medo de cometer erros, porque o pior erro é o medo de não tentar. A vida por si só é uma grande ousadia. Ousem sempre, porque a vida só é dura para quem é mole”.

Parceiros

São parceiros nesta realização: UFMS/Campus Pantanal, Senac, Gati Gestão de Pessoas, Prefeitura Municipal de Ladário/Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal de Corumbá/Secretaria Executiva de Educação, Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Fundação de Cultura e Turismo/Superintendência de Turismo e profissionais liberais, Instituto Homem Pantaneiro e Cooperativa Vila Moinho. (Nelson Urt)

 

Por: Da Redação