O governador André Puccinelli inaugurou na manhã de domingo (6) a pavimentação asfáltica da rodovia MS-356, no trecho que liga a rodovia BR-262 e dá acesso à Colônia Nipo-Brasileira Jamic, no município de Terenos. Com investimento de R$ 1,7 milhões em recursos próprios, a pavimentação foi realizada em 1,96 quilômetro, correspondendo à distância entre o acesso à colônia e o entroncamento da MS-356 com a BR-262. Também estiveram presentes o prefeito de Terenos, Beto Pereira, a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa e representantes da Colônia Jamic e da Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre (Camva), que participaram do descerramento da placa inaugural da obra.
“No início do nosso governo, em 2007, lançamos a meta de que nenhum município ou distrito ficasse sem um acesso asfaltado. A Colônia Jamic representa muito na história de evolução de Mato Grosso do Sul, portanto este projeto representa o retorno, através do trabalho por parte do Executivo estadual, ao respeito que o cidadão sul-mato-grossense teve ao nos eleger. Estamos devolvendo os tributos pagos por essa comunidade, em forma de trabalho e desenvolvimento”, destacou o governador.
Para o prefeito de Terenos, Beto Pereira, a pavimentação do trecho da MS-356 beneficiará não apenas o escoamento dos ovos produzidos pela Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre (Camva), como também no conforto para os moradores da Comunidade Nipo-Brasileira Jamic. “Esta ligação asfáltica atenderá mais de 600 crianças que estudam na comunidade. As crianças que antes eram trazidas até a escola por uma estrada de chão batido, hoje já trafegam em uma estrada pavimentada. Vale lembrar que há o conforto para as várias empresas rurais que utilizam o trecho e também a redução das perdas dos produtos que sofriam danos ao ser transportados por uma via sem asfalto”, ressaltou o prefeito de Terenos.
Na Comunidade Jamic está instalada a Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Várzea Alegre e a Camva, que reúne cerca de 25 famílias atuantes na produção de ovos e também na fruticultura. A MS-356 é utilizada para o escoamento de seus produtos, entre eles, 1,5 mil caixas de ovos diariamente. “Contar com a pavimentação deste trecho beneficia o transporte dos produtos saídos da colônia. Quando a estrada não era pavimentada, tínhamos perdas durante o percurso, sem contar que a poeira e a lama dificultavam o transporte. Temos que agradecer ao governo do Estado por não medir esforços ao atender nossa solitação”, afirmou o presidente da Camva, Antônio Kikuo Kurose. A produção anual da Colônia Jamic é 16 milhões e 600 mil dúzias de ovos de galinha e mais um montante menor de ovos de codorna.