
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT) e da Escola de Governo, lançou o Programa de Educação para o Trânsito e o concurso “Como você vê a Segurança no Trânsito? – Você também é responsável”, voltado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada do município. O edital foi publicado na edição de segunda-feira, 22 de junho, do DIOCORUMBÁ.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a reflexão, a criatividade e a participação dos jovens na construção de uma cultura de respeito às leis de trânsito, valorização da vida e convivência cidadã. O concurso é destinado a alunos do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, e do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, do ensino regular.
Cada participante deverá produzir um cartaz em formato A3, utilizando papel cartão ou cartolina branca, com desenho ou pintura abordando o tema “Como você vê a Segurança no Trânsito? – Você também é responsável”. Os estudantes poderão participar individualmente, com orientação de um professor, e cada escola poderá selecionar até dez trabalhos por subcategoria.
As inscrições e a entrega dos trabalhos seguem até às 12 horas do dia 14 de agosto de 2026. A ficha de inscrição deve ser preenchida de forma online por meio do formulário eletrônico, enquanto os desenhos deverão ser entregues na Escola de Governo, localizada no segundo andar do Paço Municipal, na rua Gabriel Vandoni de Barros, nº 01, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
O concurso será desenvolvido em duas categorias: Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano). Os trabalhos passarão por uma etapa classificatória realizada por técnicos da AGETRAT, que selecionarão os cinco melhores desenhos de cada categoria. Em seguida, uma comissão julgadora formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Estadual de Trânsito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Viação Cidade Corumbá, Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Escola de Governo, Coordenadoria Regional de Educação e Polícia Militar definirá os vencedores.
Os desenhos classificados em primeiro lugar de cada categoria serão transformados em adesivos e estampados nos ônibus do transporte coletivo da cidade. Os segundos colocados receberão brindes pela participação. A premiação está prevista para o dia 18 de setembro, no Auditório do Paço Municipal, durante as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Entre os dias 18 e 25 de setembro será realizada a adesivagem dos veículos do transporte coletivo e, em 25 de setembro, ocorrerá o encerramento da programação no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, às 9 horas.
A ação integra as atividades permanentes de educação para o trânsito desenvolvidas pela AGETRAT e busca estimular valores como respeito, cooperação, tolerância, solidariedade e cidadania, formando multiplicadores da segurança viária entre crianças e adolescentes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 99932-4280, com Juciane.
*Informações e foto Comunicação PMC




