O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel, confirmou na segunda-feira, 26 de maio, apoio à realização do Juizado Especial Federal Itinerante, previsto para o período de 15 a 19 de setembro, no Tramo Norte do Rio Paraguai. A iniciativa busca ampliar o acesso à Justiça e à cidadania para comunidades ribeirinhas e regiões de difícil acesso.
Em reunião com a juíza federal Monique Marchioli Leite, responsável pelo projeto, foram discutidos detalhes logísticos e a participação do Município na ação. “Nosso objetivo, como sempre, é trazer o acesso à Justiça com outras instituições parceiras. Viemos aqui para conversar com a Prefeitura a fim de obter esse apoio logístico, principalmente no que diz respeito à participação das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, que já conhecem a região e realizam esse atendimento, cuja presença é muito importante para o sucesso da ação, como ocorreu nas edições anteriores”, explicou.
O prefeito Dr. Gabriel destacou o compromisso da Prefeitura. “Estamos à disposição para apoiar as ações que visam beneficiar a população da região”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, ressaltou a importância da parceria. “Essa colaboração é essencial para garantir cidadania à população”, declarou.
O Juizado Itinerante levará atendimentos previdenciários, como aposentadoria por invalidez, salário-maternidade e seguro-defeso, além de serviços de orientação jurídica, por meio da Defensoria Pública do Estado e da Defensoria Pública da União. A ação contará ainda com a participação da Universidade Federal.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros; o coordenador do Povo das Águas, Josiney Severino dos Santos; e o procurador-geral do município, Roberto Lins.
*Informações e foto Comunicação PMC