Corumbá

Em Corumbá, comitê reforça participação de toda sociedade no combate ao Aedes aegypti

 

Coordenado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Combate ao Aedes aegypti realizou na sexta-feira, 21 de fevereiro, mais uma reunião ampliada para debater os resultados e avaliar novas ações contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, dengue, chikungunya, zika e a febre amarela.

O encontro, realizado no Auditório do Paço Municipal, contou com a presença de representantes da Marinha, do Ibama, do Prevfogo, das secretarias de Educação e Infraestrutura, da Procuradoria Geral do Município, da Fundação do Meio Ambiente, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Sanitária do Município.

O secretário municipal de Saúde de Corumbá, Antônio Juliano de Barros, apresentou o amplo trabalho desempenhado pelo Executivo ao longo deste ano, mas lembrou que o combate ao mosquito precisa do empenho e do envolvimento de toda a sociedade.

“Todos nós sabemos o que precisa ser feito, qual precisa ser a nossa rotina, para acabar com esse problema da dengue. Toda a Prefeitura de Corumbá tem feito a parte dela, com grandes ações em toda a cidade ao longo desse começo de ano, mas sem o apoio da comunidade não vamos chegar a lugar nenhum”, reforçou o secretário.

Também presente na reunião, o procurador-geral do Município, Roberto Lins, destacou que a Legislação municipal já proíbe diversas situações que favorecem a proliferação dos criadouros do mosquito, como o acúmulo de lixo em terrenos baldios e em imóveis fechados, mas que a conscientização dos munícipes ainda é a melhor arma contra a dengue.

Definições com os parceiros

Prevfogo

Entrará com a parceria de recolher os pneus nos pontos críticos e fornecerá ao comitê da dengue o mapeamento dos locais aonde serão destinados esses materiais recolhidos.

Secretaria de Infraestrutura

Continua dando o suporte nas ações, intensificando o serviço.

Instituições de ensino particular

Será distribuído flyers educativos, sobre a importância da vacina da dengue no público alvo de 10 a 14 anos.

Fundação do Meio Ambiente

Vai ficar como referência para receber os pneus trazidos pelas empresas e a população em geral.

Secretaria de Educação

Vai acontecer uma reunião em conjunto com o comitê da dengue, para colocar em prática atividades educativas nas escolas da rede municipal.

PGM

Vai acompanhar todo o processo do trabalho e também vai fazer orientações aos pontos críticos citado pela Vigilância Sanitária.

Secretaria de Assistência Social

Estará compartilhando o calendário do CRAS, com essas datas do calendário, será ofertado pelo comitê da dengue palestras para às mães ou responsáveis e atividades lúdicas para às crianças.

Marinha e Exército

Vão fornecer mão de obra qualificada dos profissionais da enfermagem;
(Técnicos e enfermeiros), assim como veículos de grande porte (Caminhões), com motoristas.

*Comunicação PMC