No sábado, 08 de fevereiro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Marinha do Brasil, promove o combate a dengue pelos bairros Boa Esperança, SEAC, e Alta Floresta. Além dos agentes de Saúde envolvidos, acompanharam a ação o Prefeito de Ladário, Munir Ramunieh; o Vice Prefeito, Dr. Juliano de Oliveira, e a Gestora da pasta, Helen Andressa da Silva Chaparro Veadrigo.
Em complemento à retirada de grande quantidade de material, por meio de maquinário pesado (tratores e caminhões), agentes da Secretaria seguiam junto aos moradores realizando a conscientização e esclarecendo quais atitudes devem tomadas para evitar a proliferação do mosquito.
“Essa ação é importante para conscientização e prevenção de combate às arboviroses, principalmente a dengue. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que mede a infestação do mosquito transmissor da dengue na região está com índice de 4,8% em Ladário, o que representa alto risco e caracteriza situação de surto. Precisamos combater os focos de proliferação da doença”, esclareceu a Secretária Municipal de Saúde, Helen Veadrigo.
Fumacê
Segundo o Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/saiba-como-e-utilizado-o-fumace-no-combate-ao-mosquito-da-dengue), o produto para aplicação espacial a ultra baixo volume (UBV), popularmente chamado fumacê, é um inseticida com combinação de duas moléculas (Praletrina + Imidacloprida) e solventes. Por ser uma técnica de aplicação a UBV a frio, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação.
A aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) é uma estratégia de controle químico de Aedes aegypti, sendo recomendada somente em situações excepcionais (surtos ou epidemias). Essa ação integra o conjunto de atividades emergenciais adotadas nessas situações e seu uso deve ser concomitante com todas as demais ações de controle ou quando o controle preventivo não for suficiente.
“Depois da limpeza pesada efetuada pelas máquinas, entra o fumacê intercostal (equipamento acoplado nas costas do agente) que é uma medida adicional no combate ao mosquito. Assim, após a despoluição efetivada temos de focar no uso de larvicidas para não deixar o mosquito nascer, com a eliminação dos criadouros”, explicou o Vice Prefeito, Dr. Juliano de Oliveira.
“Vamos combater o Aedes aegypti limpando nosso quintal, não deixando água parada, ainda mais nesse período de chuvas intensas na região. Em paralelo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação contra a dengue nos menores de 10 a 14 anos”, concluiu Munir Ramunieh, Prefeito de Ladário.
*Comunicação PML