O primeiro domingo do mês amanheceu ensolarado em Mato Grosso do Sul, mas a previsão indica um aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada em todo o Estado.
Pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. A previsão estima acumulados significativos de chuva, com valores que podem ultrapassar os 40 mm/24h, com destaque nas regiões central, norte e nordeste do Estado.
Neste início de mês Mato Grosso do Sul também enfrenta uma nova onda de calor, com temperaturas até 5°C acima da média histórica. O fenômeno, influenciado pelo La Niña, afetará principalmente o oeste e sul do Estado e segue até 7 de fevereiro. As temperaturas podem chegar a 40 °C.
Temperaturas
Nas regiões sudoeste e sudeste, o tempo deve ficar mais firme com temperaturas elevadas, podendo chegar até 37-38 °C.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera. Além disso, a aproximação e o avanço de uma frente fria oceânica, disponibilidade de calor e umidade favorecem a formação de instabilidades no Estado.
Neste domingo (2), estão previstas temperaturas mínimas entre 19-22 °C e máximas entre 28-32 °C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 23-26 °C e máximas entre 32-38 °C. Já nas regiões do bolsão e norte as mínimas ficam entre 21-24 °C e máximas entre 27-30 °C.
Em Campo Grande, mínimas entre 22-24 °C e máximas entre 28-30 °C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Até o dia 10 de fevereiro de 2025, a previsão indica chuvas com acumulados entre 30 – 130 mm. Os maiores acumulados de chuvas são previstos para as regiões central, norte, noroeste e nordeste do estado, com valores que podem atingir valores
de 60 a 130 mm.
*Midiamax