CorumbáLadário

Aeronave da Marinha agiliza resgates de feridos no Pantanal

 

Dois acidentes em localidades remotas do Pantanal sul-mato-grossense precisaram de apoio da Marinha do Brasil (MB) para evacuação aeromédica dos feridos. Eles foram resgatados nas regiões de Nhecolândia e Porto Índio, respectivamente, a 60 e 170 quilômetros de Ladário (MS), sede do Comando do 6º Distrito Naval. Militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e do Hospital Naval de Ladário foram mobilizados para as missões, no sábado (24) e segunda-feira (26).

O caso mais grave aconteceu na sexta-feira (23) à noite, quando um rapaz de 24 anos sofreu um acidente com um trator, com fratura da costela e suspeita de hemorragia interna. O socorro foi prestado no sábado de manhã, tão logo a MB foi contatada pelo 3° Grupamento de Bombeiros Militar (Ladário e Corumbá) informando do ocorrido. Os bombeiros também solicitaram apoio na segunda-feira, para resgate de um homem de 56 anos, que fraturou a costela após uma queda do convés de uma embarcação.

O difícil acesso às localidades e a falta de recursos desafiaram o cumprimento das missões. O médico que acompanhou o transporte dos pacientes dos locais dos acidentes até o heliporto do Esquadrão, Segundo-Tenente (Md) Arthur Dal Fabbro Chocair, explica a complexidade das operações. “O ambiente hospitalar é bem mais controlado e tenho um tempo maior para agir, comparado a esse ambiente inóspito, onde eu tenho pouco recurso e pouco tempo para resolver a emergência”.

O atendimento do paciente de Porto Índio, por exemplo, foi realizado em cerca de 10 minutos, entre o pouso e a decolagem da aeronave na região. “A vastidão do Pantanal e suas características, associadas ao grande vazio demográfico, faz esse tipo de apoio da Marinha ser algo imprescindível para a população local. A Marinha têm a única aeronave do poder público disponível em um raio de 400 km”, afirma o Capitão de Fragata Heitor Munaretto, segundo em Comando do Esquadrão.

Os dois feridos foram levados até o heliporto do Esquadrão, de onde foram transportados em ambulância do 3° Grupamento de Bombeiros Militar (Ladário e Corumbá) para a Santa Casa de Corumbá. Os dois casos fazem parte das 34 emergências apoiadas pela MB em resposta à solicitação dos bombeiros, em 2024. Em 2023, o Comando do 6º Distrito Naval realizou 40 evacuações aeromédicas na região do Pantanal, por meio do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste.

*Agência Marinha de Notícias