O prefeito Marcelo Iunes participou na segunda-feira, 05 de agosto, das comemorações dos 5 anos de criação da Patrulha Maria da Penha (PMP). A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanhou a celebração.
Criada pelo prefeito Marcelo Iunes com o objetivo de proteger e prestar toda assistência necessária às mulheres vítimas de violência, a Patrulha Maria da Penha (PMP) funciona em parceria com a Guarda Civil Municipal. O serviço está vinculado a Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social em conjunto com a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania.
“Criamos a Patrulha Maria da Penha, cinco anos atrás, para proteger e prestar toda assistência às mulheres vítimas de violência. Hoje, esse serviço é exemplo para vários municípios de Mato Grosso do Sul”, disse Iunes ao destacar que a PMP é uma “política pública permanente” na cidade de Corumbá.
Marcelo Iunes ressaltou que a PMP é lei municipal (n° 2.899/2023), sancionada em setembro do ano passado, e estabelece que “qualquer mulher vítima de violência doméstica e familiar poderá ser incluída nas ações da PMP, desde que tenha medida protetiva de urgência deferida a seu favor e que seja encaminhada para a Coordenadoria da PMP por autoridade competente”.
A PMP foi criada para atender as mulheres que possuem Medidas Protetivas de Urgência deferidas ao seu favor. Os acompanhamentos são realizados diariamente por Guardas Municipais, através de visitas domiciliares, ligações, mensagens de whatsapp e acompanhamento do oficial de justiça que hoje é o diferencial, pois juntos realizam a notificação da vítima e do autor.
A mulher em situação de violência deve procurar a delegacia, registrar o boletim de ocorrência e solicitar a Medida Protetiva de Urgência. Após o atendimento da vítima, a guarnição da patrulha de plantão, registra o acompanhamento em relatório e em seguida essa mulher já pode contar com os serviços da PMP.
“Temos uma equipe que faz um acompanhamento humanizado. Aqui, a mulher se sente acolhida e segura. Infelizmente, a violência sempre existiu, porém quando a mulher ela tem confiança no trabalho e sabe que é executado com eficiência, ela se encoraja a denunciar”, disse a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.
“A população feminina se sentiu segura e confiante na Patrulha. É o trabalho de toda uma rede de enfrentamento, formada pela Patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal, o CRAM, a Gerência da Mulher, o Juizado, Ministério Público, Saúde, Educação. Corumbá hoje se destaca como referência pelo atendimento e em nível nacional”, completou Amanda.
*Da Redação, com informações da assessoria