CorumbáLadário

Sanesul anuncia investimento de US$ 10,8 milhões em Corumbá e Ladário

 

Em visita recente aos municípios de Corumbá e Ladário, o diretor Comercial e Operações da Sanesul, Madson Roberto Pereira Valente, informou que a empresa irá realizar investimento na região pantaneira. O diretor esteve acompanhado do gerente da Unidade Regional em Corumbá, Marcos Martins e do funcionário de carreira da Sanesul, Sammer Abdallah.

Durante entrevista ao Pérola News, Madson Valente falou que o investimento será destinado ao Programa de Redução nos Níveis de Perdas de Água.  Os recursos são do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e contrapartida do Governo do Estado, “ao todo serão investidos mais de US$ 10,8 milhões, em ações que visam alcançar metas de adequação ambiental, redução e controle de perdas no sistema de abastecimento de água, para melhorar a qualidade de vida da população atendida e que reflita na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal”.

Ainda conforme o diretor, o projeto deve trazer mais qualidade de vida aos munícipes da região, como também outras populações que utilizam o Rio Paraguai, com a implementação de técnicas de reuso e redução de níveis de perda de água.

Para o gerente da Unidade Regional, Marcos Martins, o Programa também visa garantir o acesso à água, de maneira adequada, para as pessoas que residem em áreas de vulnerabilidade, “uma ação que vai regularizar mais de 2.366 ligações e atender 392 novas ligações nessas áreas. O projeto ainda prevê, por meio de medidas de telemetria, reduzir a ocorrência de falta de água nos domicílios atendidos”, explicou.

Na oportunidade, o diretor Madson explicou sobre o objetivo da ação conjunta entre a Sanesul e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, no combate a fraude nas ligações irregulares de rede de água em Corumbá, “a empresa está empenhada em combater as ligações irregulares e garantir o uso sustentável e equitativo dos recursos hídricos na cidade”, ressaltou.

Durante a operação, foram identificadas 12.555 ligações irregulares clandestinas na região. Estudos apontaram que 70% das perdas são atribuídas a fraudes, conhecidas como ‘gatos’.

Diante desse cenário, a Sanesul uniu forças com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública para conscientizar a população de que o furto de água é um crime, “além das medidas punitivas, a empresa está realizando campanhas de conscientização para incentivar a regularização das ligações clandestinas”, finalizou Madson.