Na noite de quinta-feira, 22 de fevereiro, os alunos do Curso de Técnico em Mineração, do programa Qualifica Ladário, estão em fase de conclusão do curso. O programa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Ladário e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/MS, e as apresentações dos alunos contaram com a presença do prefeito de Ladário, Iranil Soares.
Na ocasião, os alunos apresentaram trabalhos de conclusão no chamado Projeto Integrador – PI, que é o equivalente ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, das instituição de nível superior. “Tivemos essa semana toda de apresentações dos PIs, e vemos aí mais uma turma com muitos casos de sucesso. Esses alunos não só saem com certificado, mas muitos deles já estão saindo empregados. Então, isso é um grande diferencial”, afirmou Roosilenny Souza, coordenadora pedagógica do SENAI/MS.
Roosilenny conclui comentando que “foi um desafio logo no início porque a prefeitura foi a primeira no estado de Mato Grosso do Sul a ter essa iniciativa de ofertar esses cursos à população ladarense, iniciativa da qual eu tenho orgulho de participar. Mais uma vez, parabenizo a Prefeitura pela iniciativa, e acredito que todos os nossos alunos estão muito satisfeitos e já aguardamos a abertura de vagas para 2024”.
A aluna e já contratada pela empresa J & F Mineração, Mirtes de Lima, fala sobre sua jornada até aqui. “A importância do Qualifica é o conhecimento transmitido, para entrar na área da Mineração, o que foi muito difícil pra mim. Demorei dez anos, pra isso eu tive que me qualificar, primeiro com o SENAI, no curso de operador de máquina de mina, e depois continuei fazendo esse curso de técnica em mineração. E aí um ano, mais ou menos uns oito meses, consegui a vaga de trabalho na J & F Mineração, e agora concluindo o curso. Quer dizer, o novo curso vai abranger mais campo, e vai abrir mais áreas pra mim lá dentro”.
Mirtes ainda explica que “o Qualifica foi muito bom, pois todos os curso de qualificação hoje são pagos, e depois de um tempo você para porque não tem grana, e isso é óbvio: algumas pessoas não tiveram condições de chegar até aqui. A Prefeitura de Ladário deu o ônibus e essa gratuidade do curso, foi maravilhoso. Eu tenho certeza que se não fosse o Qualifica Ladário fazer esse curso de forma gratuita, hoje eu não estaria concluindo o meu técnico de mineração”.
“Vocês deixaram suas famílias e seu momento de lazer para estar aqui e fazer esse curso que concluem agora: parabenizo seus esforços e perseverança. Hoje considero o programa um dos meus maiores feitos à frente da administração pública municipal, pois já beneficia muitas pessoas com algo que não pode ser tirado delas e levam permanentemente consigo, o conhecimento”, finalizou o prefeito Iranil.
*Assessoria de Comunicação PML