Aconteceu em Campo Grande o 19º Rural Tur. A exposição foi realizado na Feira Central, entre os dias 12 a 14 de dezembro. O projeto é uma iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (SETESCC), e contou com a participação de representantes de todo Brasil, inclusive com expositores do município de Ladário.
O evento de destaque nacional que promove o desenvolvimento do turismo rural com novos produtos e serviços, casos de sucesso, empresas de referência e experiências inspiradoras em todo o país. Na programação teve feira de produtos e serviços de turismo rural com 150 Expositores, palestras e painéis com temas relevantes do segmento, rodadas de negócios com 60 empresas do segmento e vivências do destino com pacotes especiais com experiências únicas. Além disso, aconteceram interações do turismo rural, envolvendo aventura, cultura e gastronomia.
Representaram o município de Ladário o artesão Wesley, que produz peças de barro da natureza local e o mestre do saber cururueiro Sebastião Brandão, que fabrica e toca a histórica viola de cocho, e detentor do Casa de Memória Brandão, localizado em Ladário, que conta um pouco de sua história.
“As conexões são as chaves para abrir grandes portas de ricas oportunidades e Ladário me proporcionou tudo isso através do Cidade Empreendedora e da Fundação Municipal de Turismo. O trabalho duro tem recompensas extraordinárias e o Rural Tur foi uma experiência incrível, que me trouxe novas oportunidades e desafios. Meu sentimento é de gratidão e satisfação, pois representar nossa fauna e flora pantaneira é uma grande responsabilidade e levar o nome da Pérola do Pantanal foi uma grande alegria”, declarou Wesley, artesão de Ladário.
“O Rural Tur possui alcance nacional e se traduz em uma grande vitrine para os atores e consumidores do mercado turístico brasileiro. Uma oportunidade ímpar para que possamos mostrar mais da nossa cultura e para os profissionais que trabalham o turismo fortaleçam sua rede contatos, que podem gerar negócios futuramente. Com o evento acontecendo na capital do nosso Estado, tivemos mais facilidade de apresentar nossos potenciais”, esclareceu Alexandre Orichuela, diretor presidente da Fundação Municipal de Turismo.
*Assessoria de Comunicação PML