A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Saúde encaminhará neste domingo, 17 de setembro, 31 pacientes para realização de cirurgias oftalmológicas. Estes pacientes iniciaram os procedimentos no dia 18 de agosto, onde realizaram uma consulta pré-cirúrgica, agora nesta viagem será feira a cirurgia de catarata num estabelecimento médico credenciado junto ao Projeto MS SAÚDE, na cidade de Miranda/MS.
“É com grande alegria que recebemos a notícia da Coordenação do Programa MS Saúde, de que 31 munícipes de Ladário foram agendados para cirurgia oftalmológica no próximo dia 17 de setembro em Miranda. Em menos de um mês esses pacientes já serão contemplados com a tão esperada cirurgia”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga.
Além dos pacientes, a caravana da Secretaria Municipal de Saúde contará com a equipe de enfermagem, da regulação municipal e corpo técnico, para dar suporte logístico, e médico, necessário ao bem-estar dos pacientes.
Também neste mês de setembro, Ladário estará encaminhando mais dois pacientes para cirurgia ortopédica no município de Maracajú/MS, procedimento este assegurado também pelo Projeto MS Saúde.
Sobre o Projeto MS Saúde
O Projeto MS Saúde credenciou, no 1º ano do projeto 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios para a realização de cirurgias eletivas. Também houve o credenciamento de mais 34 estabelecimentos de saúde de 19 municípios para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.
O Projeto MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.
Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.
O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender à população.
*Assessoria de Comunicação PML