As quatro noites do Arraial do Banho de São João, no Porto Geral de Corumbá, movimentaram quase R$ 10 milhões na economia local. A constatação é da pesquisa de Perfil do Turista realizada pelo Observatório do Turismo do Pantanal, setor da Fundação de Turismo do Pantanal especializado em monitorar o desempenho do turismo no município.
De acordo com o o levantamento, a movimentação financeira no perímetro oficial do Arraial do Banho de São João foi estimada em R$ 9.835.000,00 e o retorno sobre o investimento público municipal na festa foi de R$ 7.819.361,87.
Somente nas 52 barracas e oito food trucks – que integraram a praça de alimentação – o retorno financeiro estimado somou R$ 387 mil, com geração de 269 empregos temporários diretos e R$ 2.352,32 de valor médio pago aos respectivos contratados durante os quatro dias de evento. Ainda houve a geração estimada de 807 empregos temporários indiretos.
Entre os dias 22 e 25 de junho, o Arraial do Banho de São João mobilizou público de 85 mil pessoas nas quatro noites e registrou taxa média de ocupação de 90% nos meios de hospedagem e atraiu 6 mil turistas (39,4% deles se hospedaram em hotéis).
Os turistas que vieram para o Banho de São João eram, em sua grande maioria, brasileiros (89,7%) e bolivianos (9,8%). Os principais estados de origem foram Mato Grosso do Sul (62,7%); São Paulo (10,2%); Rio de Janeiro (5%); Mato Grosso (4,7%) e Minas Gerais (4%).
Dentre os estados brasileiros, predominaram turistas das cidades de Campo Grande (57%); São Paulo (5%); Rio de Janeiro (5%); Cuiabá (4%); Belo Horizonte (4%); Aquidauana (2%) e Miranda (2%).
O Arraial do Banho de São João foi o motivo da viagem para 55,6% dos entrevistados. Outros 19,3% informaram que a razão foi lazer e a visita para amigos/parentes teria motivado 18,5% dos que responderam a pesquisa do Observatório do Turismo do Pantanal.
A despesa diária, por pessoa, no Arraial foi entre R$ 100 a R$ 149 para 29% dos entrevistados. Outros 23% responderam ter gasto entre R$ 150 a R$ 199 por dia. O gasto diário na faixa de R$ 200 a R$ 249 foi informado por 14,6%.
De acordo com a pesquisa Perfil do Turista, 32,1% confirmaram permanência máxima de três dias em Corumbá para a festa. Outros 25,5% informaram permanência de dois dias na cidade. O principal método de transporte usado para o deslocamento a Corumbá foi o carro próprio (54,7%) e ônibus/van linha (22,2%).
O levantamento apontou que 53,1% dos entrevistados avaliaram como ótimo o local do evento do Arraial do Banho de São João; a data da festa foi avaliada ótima para 49,9%. A programação foi ótima para 49,5% e a limpeza do local foi avaliada como ótima por 50,9%.
A pesquisa Perfil do Turista foi realizada com 406 participantes, entre os dias 22 a 25 de junho, durante o Arraial do Banho de São João de Corumbá. O grau de confiança é de 90% e margem de erro de 5%. Foram entrevistas dos 60 pontos de barracas e food trucks no perímetro oficial do evento.
Clique no link ao lado e confira a íntegra da Pesquisa Perfil do Turista: pdf_20230712_132416_0000
*Comunicação PMC