Ladário

Escola Marquês amplia interação com comunidade em Ladário

 

Atua na administração o diretor Renato Giordano, coordenadoras e professores capacitados, todos unidos para uma educação de qualidade (Foto: Vinicius Boaventura)

Disciplina e muito trabalho é o lema fundamental no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Marquês de Tamandaré. A escola possui apenas quatro anos de fundação e foi criada em 16 de agosto de 2007, localizada no bairro Nova Aliança. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes militares da Marinha do Brasil, o patrono Marquês de Tamandaré, assim sendo a Marinha do Brasil retribui tal homenagem participando ativamente de projetos educacionais desenvolvidos pelos coordenadores e alunos da escola. No prédio, também há no período noturno a Educação para Jovens e Adultos, o EJA.

Atualmente há matriculadas mais de quinhentas crianças e adolescentes cursando as séries do 1º ao 9º do ensino fundamental. Atua na administração o diretor Renato Giordano, coordenadoras e professores capacitados, todos unidos para uma educação de qualidade. “Hoje as crianças tem orgulho de estudar aqui, gostam de ficar aqui mesmo nos horários que não tem aula” comentou Giordano. Ele explica mais: “Isso porque na instituição educacional Marquês de Tamandaré são desenvolvidos projetos que visam explorar as habilidades e competências dos nossos alunos tirando-os das ruas após as aulas, assim os mesmos são inseridos na sociedade em geral por meio da interação social”.

Há projetos tanto para os alunos quanto para os pais e comunidade em geral, assim todos são inseridos de forma que há uma maior interação. No projeto Arte e Esporte, por exemplo, são ensinados e praticados esportes como capoeira e salto em distância e atividades artesanais como o crochê, a pintura em tecidos e pequenas esculturas de animais da fauna pantaneira feitos de argila (massa-barro), atividades muito praticadas em nossa região.

O interessante é que os pais que já possuem certo conhecimento de alguma dessas atividades ou de algum esporte é que ensinam seus filhos. A preocupação com alimentação também proporcionou a criação de uma pequena horta no quintal da escola onde alunos e professores podem plantar e colher pequenas hortaliças, utilizadas na preparação da merenda escolar.

A escola recebe diversas personalidades musicais, poéticas e teatrais regionais a fim de incentivar essas artes nos estudantes. No projeto educacional Femart (Festival de Música e Arte Marquês de Tamandaré), por exemplo, há declamação de poesias, desfiles, apresentações de dança e teatro, mostrando a importância das artes na educação. No aniversário da escola fica evidente mais uma vez a união de todos numa comemoração muito participativa e original, pois a Marquês recebe de presente uma mega limpeza realizada todos os anos com intuito de preservá-la.

A escola possui atualmente um confortável laboratório de informática que foi inaugurado no dia 26 de julho de 2010 para atender os alunos, ampliando seus conhecimentos, promovendo a inclusão digital e dessa forma acompanhando as novas ferramentas para um êxito no processo de formação não só escolar, mas também de personalidades.
Durante o ano há comemorações que promovem a união e interação de alunos, pais e professores para formação intelectual, profissional e de personalidades. A nova fanfarra da Marquês, que adotou o estilo tradicional em ritmo em marcha, é hoje um dos destaques da escola.

PARCERIA

A parceria com a empresa Vale rendeu um bom investimento na prática da leitura dos alunos. A Vale promoveu este ano o Projeto Comunidade Participativa e a Escola Municipal Marquês de Tamandaré apresentou o projeto selecionado Formando Crianças Leitoras.Como vencedora, recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7.000,00. O recurso será investido na construção de uma biblioteca que terá como objetivo a realização de leituras, desde jornais e revistas até os clássicos da literatura em geral. Posteriormente será ampliada para pesquisas em geral, atendendo toda a comunidade escolar.

FESTA AFRO

Como um dos papéis da escola é valorização de todos os indivíduos e de sua origem sem qualquer tipo de preconceito, a coordenação do Marquês de Tamandaré criou um belíssimo trabalho do qual seu sucesso foi tão grande que atualmente foi ampliado para todas as escolas municipais de Ladário. O Festa Afro é um projeto que valoriza e divulga a cultura afro-descendente, assim mostrando sua importância na construção de nossa nação com o principal objetivo de tentar extinguir o preconceito contra os negros. A escola ganhou muita admiração e prestígio com esse trabalho que é realizado todos os anos agora e com a participação de todas as escolas municipais. (Reportagem: Suellen Rodrigues, da PML)

 

Por: Da Redação