Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas como base do PrevFogo
A Prefeitura de Corumbá vai formalizar acordo de cooperação com o PrevFogo permitindo a utilização do Parque Marina Gattas como base operacional da brigada de combate aos incêndios florestais no Pantanal. O assunto foi discutido na terça-feira, 28 de fevereiro, entre o prefeito, Marcelo Iunes, e o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule.
“Teremos aumento de 50% no efetivo da brigada do PrevFogo em Corumbá e também maior número nos equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. O PrevFogo, através do seu coordenador estadual, Márcio Yule, nos solicitou esse apoio”, disse Marcelo Iunes informando que a Prefeitura deve autorizar o uso do Parque Marina Gattas como sede para os brigadistas.
O prefeito ressaltou que sempre se posicionou favoravelmente à ampliação do efetivo do PrevFogo na região e, diante do maior número de brigadistas em Corumbá, a Prefeitura está à disposição para apoiar a instituição no que for possível e dentro de suas atribuições legais.Iunes ressaltou que a cooperação com o PrevFogo prevê ainda o apoio da unidade em ações de educação ambiental na cidade.
“Viemos solicitar apoio do prefeito, que se mostrou extremamente solidário a essa necessidade nossa em aumentar o contingente”, disse Márcio Yule. “Este ano vamos aumentar o contingente. Até 2022 estávamos com 30 componentes, agora serão 45. Aqui será uma Brigada Pronto Emprego, categoria que pode atuar em qualquer lugar do Brasil, mas é especializada para atuação no combate a incêndio no Pantanal”, completou o coordenador estadual.
Com início das contratações previsto para junho, antecipando em um mês em relação aos anos anteriores, a Brigada será formada por 44 brigadistas e 1 supervisor. O efetivo contará também com caminhão posto de comando, auto bomba tanque florestal (que já está no município desde 2022); três viaturas UTV (usadas em situações que exigem mais estabilidade e capacidade de transporte em terrenos acidentados); 1 viatura UTV com capacidade para seis componentes e carregar equipamentos; além de três embarcações; outras 5 viaturas; motobombas; sopradores e demais equipamentos para combate a incêndios florestais. Tudo ficará baseado em Corumbá.
“Essa brigada também vai prestar serviços para a comunidade, principalmente na área de educação ambiental e proteção dos parques municipais. A área, onde estaremos sediados, vamos mantê-la em condições. Nossa ideia é envolver a comunidade nesse trabalho de prevenção aos incêndios florestais”, finalizou o coordenador estadual do PrevFogo.
A diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, e o chefe do Parque Nacional do Pantanal (ICMBIO), Bruno Águeda Ovelha, também participaram da reunião.
*Comunicação PMC