Estado

Quenianos dominam e vencem meia maratona da Volta das Nações

 

Mark Korir cruza linha de chegada na Volta das Nações (Foto: Fernando da Mata/GLOBOESPORTE.COM)
Queniana Eunice Kirwa sagrou-se tricampeã da prova (Foto: Fernando da Mata/GLOBOESPORTE.COM)

Quenianos dominaram a meia maratona da Volta das Nações, disputada neste domingo em Campo Grande. Na categoria elite masculino, Mark Korir venceu com o tempo de 1 hora e 7 minutos. Já Eunice Kirwa conquistou o tricampeonato com o tempo de 1 hora e 16 minutos.

José do Nascimento Souza foi o brasileiro com melhor colocação na meia maratona, chegando na terceira colocação. Graziele Francelino Pedroso foi a quinta colocada. Para a corredora, o percurso não foi difícil.

– Se a prova acontecer em um dia de chuva ou tempo nublado, com temperatura amena, teremos grandes chances de quebra de recorde.

O tanzaniano Marco Joseph ficou em segundo na meia maratona, e Sammy Kibet Rotich, do Quênia, chegou em quarto. O pódio foi completado por Charles Kipngetich Korir, também do Quênia. Entre as mulheres, o pódio teve Anastazia Msandai Mahomi Ghamaa, da Tanzânia, Dorcas Jepchirchir Kiptarus e Edna Mukhwana, ambas do Quênia. Ao todo, a corrida de 21 quilômetros reuniu 1.121 corredores brasileiros e estrangeiros.

A Volta das Nações chega a sua terceira edição quebrando recorde de participação: 15 mil pessoas inscritas, segundo os organizadores. Além da meia maratona, outras duas provas foram disputadas simultaneamente: a caminhada de 7 km e a corrida de 10 km.

O medalhista olímpico nos Jogos de Atenas de 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima, foi o padrinho da meia maratona de Campo Grande, e conta que ficou satisfeito com o sucesso da realização do evento.

– O mais importante foi a festa e receber esse carinho enorme em Campo Grande. Fiquei até surpreso com tantos participantes. A prova, sem dúvida, é um dos grandes eventos do país. E os objetivos foram alcançados, que é proporcionar através do esporte qualidade de vida.

A Volta das Nações é uma realização do Sesi em parceria com a TV Morena. O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, ficou satisfeito com o resultado das provas.

– O evento foi de arrepiar. Todo o percurso foi uma festa. Mais do que nunca, as pessoas participaram.

O diretor-executivo da emissora, Nicomedes Silva Filho, atribuiu o sucesso da terceira edição do evento à credibilidade conquistada pelos organizadores da Volta das Nações e ao conceito de melhoria da saúde, difundido entre os participantes. Isso permitiu que o número de participantes crescesse rapidamente nos últimos anos.

– O campo-grandense entendeu que o objetivo da prova é promover a qualidade de vida. (G1-MS)

 

Por: Da Redação