Com 650 componentes cantando com força, vontade e alegria o samba-enredo, a Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ fez sua estreia na Passarela do Samba na noite da terça-feira, 21 de fevereiro, integrando as atrações do Carnaval Cultural de Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, desfilaram na escola incentivando aqueles que são o futuro do carnaval corumbaense.
Dividida em 12 alas e com três carros alegóricos, a apresentação da escola de samba mirim teve direito a jovens passistas; mestre-sala e porta-bandeira; ritmistas e intérpretes. Em seu primeiro desfile, a ‘Corumbá do Amanhã’ deixou claro que a tradição do carnaval corumbaense está garantida e que a cidade terá samba e sambistas de qualidade por muito tempo.
A agremiação carnavalesca mirim, que tem como presidente a secretária de Assistência Social e Cidadania, apresentou na Avenida seu pavilhão nas cores azul, vermelho e amarelo e o pequeno jacaré, símbolo da escola. O enredo de estreia foi “Uma viagem no mundo da imaginação, ser herói ou heroína tudo é fantasia que me faz sonhar”.
O desfile da ‘Corumbá do Amanhã’ trouxe para a Passarela do Samba a Comissão de Frente simbolizando as crianças que sonharam e mergulharam no mundo da fantasia, encaminhados por uma fada a esse universo da imaginação. Seu carro abre-alas apresentava o enredo “era uma vez no reino da imaginação. Sua bateria representava o soldadinho de chumbo e a rainha de bateria era a bailarina por quem o soldadinho se apaixonou.
O 2° carro trouxe o castelo do reino encantado; seguido pelo casal de mestre-sala e porta- bandeira representando o rei e a rainha do reino da imaginação. A ala das baianas tinha a fantasia ‘Rainha de copas de Alice no país das maravilhas’ e a última alegoria representou o ‘final feliz das histórias encantadas’.
O projeto social Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ é uma iniciativa da Prefeitura, sob execução e coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Atende crianças e jovens de 8 a 17 anos no contraturno escolar com oficinas de percussão, violão e cavaquinho, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas, rainha de bateria e também com oficinas de corte e costura para os pais.
Alunos e alunas da Rede Municipal
A ‘Corumbá do Amanhã’ foi exaltada pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba). Em visita a Corumbá, ocorrida em janeiro deste ano, o projeto da escola de samba mirim foi apontado como inédito no Brasil. “A escola de samba ‘Corumbá do Amanhã’ é um projeto incentivado pelo Município. Muitas escolas de samba do Rio de Janeiro têm projetos mirins, mas são para ensinar dentro daquela comunidade específica. Aqui, é aberto para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, disse o prefeito Marcelo Iunes.
O chefe do Executivo Municipal, após o desfile, reforçou a importância da iniciativa para garantir a preservação da tradição do carnaval corumbaense. “Começamos o projeto com a ideia de não deixar a tradição do Carnaval de Corumbá acabar. Percebemos que em muitos lugares está acabando. Em Corumbá a gente vê que a cada ano o carnaval está crescendo; mas existe a preocupação sobre quem vão ser os passistas, ritmistas, mestres de bateria, músicos, compositores no futuro. Partindo dessa avaliação criamos o projeto da escola de samba mirim”, afirmou. O projeto da criação até o desfile desta terça-feira teve três anos de elaboração e estudos. O prefeito também agradeceu a todos que trabalharam e apoiaram e fizeram a iniciativa se tornar realidade.
Presidente da escola de samba mirim, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou que o projeto surgiu com o objetivo de garantir a manutenção da tradição do Carnaval de Corumbá. “A partir dessa inciativa, estamos descobrindo também vários talentos, várias crianças que podem se destacar no futuro”, disse complementando. “Crianças e adolescentes, dos mais variados bairros da cidade, participam do projeto que é executado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Todas as escolas da Rede Municipal estão envolvidas no projeto e também a Oficina de Dança”, afirmou.
“Trabalhamos no contraturno escolar, é uma proposta para aprendizado e valorização da nossa cultura e, vamos além. Também começamos a capacitar e qualificar os pais, que tiveram aulas de corte e costura. Tiveram ainda, aulas relacionadas à confecção de escultura para carros alegóricos. Trabalhamos não só a parte cultural, mas, principalmente, a questão social”, detalhou a secretária de Assistência Social.
Amanda ressaltou que aproximadamente 600 crianças e adolescentes, dos mais variados bairros da cidade, participam do projeto que é executado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “Todas as escolas da Rede Municipal estão envolvidas no projeto e também a Oficina de Dança”, completou.
O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, também participou do desfile. “A escola de samba mirim ‘Corumbá do Amanhã’ é uma grande iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, para garantir o futuro do nosso carnaval. Com certeza, o carnaval de Corumbá, a partir desse projeto maravilhoso vai ter grande continuidade. Por muito tempo teremos a alegra do carnaval corumbaense”, finalizou.
O ‘Carnaval da Alegria no Coração do Pantanal’ é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS). O apoio cultural é da Ala Telecom.
Ficha Técnica Corumbá do Amanhã
Presidente: Amanda Balancieri Iunes
Carnavalescos: Edilson de Oliveira e Marcos Rorras
Comissão de Carnaval: Ninho, Angélica, Diego, Gijo, JB, Jonathan e Rogério
Amigos da Escola: Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico; Dona Morocha; Viação Cidade Corumbá; secretário de Governo, Luiz Antonio Pardal, Secretaria Municipal de Educação
Compositores do Samba-Enredo: Alunos dos CRAS acompanhados pelo compositor Victor Raphael
Diretores: Rogério, Hesley, Ninho, Angélica Jonathan e Diego
Responsáveis pela Comissão de Frente: Gijo Morrone e Carmen Palhano
Intérpretes: Érike Sorriso, Ademar, Henrique e Emanuelle da Costa
Cavaco: Murilo d Nego
Violão: Hugo
Mestre de Bateria: Davi
Rainha de Bateria: Maria Sofia
1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diogo Santos e Julia Vitória
*Comunicação PMC