Com apoio da Prefeitura de Corumbá, o IBGE vai coordenar uma Força-Tarefa para concluir a contagem populacional do Censo Demográfico 2022 no município. Por determinação do prefeito Marcelo Iunes servidores das secretarias de Assistência Social e Cidadania; Saúde; Educação e também da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil vão integrar a equipe visando o avanço do serviço.
De acordo com o IBGE, até 17 de dezembro, foram visitados 41.014 domicílios com 82.147 pessoas recenseadas e aplicação de 25.295 questionários. Entre os problemas encontrados pelos recenseadores estão os números de domicílios vagos (5.712); domicílios de uso ocasional (2.398); ausências (1.672) e recusas (627). Estimativa do próprio IBGE aponta Corumbá com 112.669 habitantes.O último Censo Demográfico, realizado em 2010, revelou população de 103.703 pessoa em Corumbá.
Em uma reunião, foram definidos os detalhes para atuação da Prefeitura na Força-Tarefa. Eric Becker Denardi, coordenador censitário de área do Censo IBGE, explicou o andamento do Censo na cidade. “Em Corumbá nós conseguimos cobrir quase todo o território urbano. Entretanto, temos muitas recusas, muitos moradores ausentes e muitos domicílios que foram marcados como vaga de uso ocasional. O IBGE, em conjunto com a Prefeitura, vai procurar fazer uma revisão de tudo, ou seja, vamos colocar toda a nossa de 34 recenseadores e mais 8 supervisores para andar junto com os agentes de saúde da Prefeitura para a revisão de todos esses domicílios. O que foi incluído, o que não foi incluído. Precisamos chegar nesses moradores ausentes. Vamos fazer uma campanha junto com a Prefeitura para chegarmos a todos”, disse Denardi. “É um pente-fino para não deixarmos ninguém de fora. Nosso prazo é 10 de dezembro”, completou o coordenador censitário.
Participaram da reunião a secretária de Saúde, Beatriz Assad; a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Shirley Monteirisi Ribeiro; Rooney dos Santos (representando a Secretaria de Educação); Isaque do Nascimento (Defesa Civil) e o chefe de Gabinete, Elbio Mendonça; além de representantes da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.
*Comunicação PMC