Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o ‘Encontro dos Homens’ discutiu a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação, realizada no auditório do Paço Municipal na manhã desta terça-feira, 08 de novembro, integrou as atividades da campanha do ‘Novembro Azul’.
O ‘Encontro dos Homens’ contou com palestra com orientações do médico urologista Rodolpho Costa Marques Pereira da Rosa, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, sobre o câncer de próstata. Também foram apresentados relatos de pacientes que venceram a doença.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos. Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde. A prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce pode auxiliar na cura. Por isso, é recomendado que o homem procure o serviço de saúde e realize consultas periodicamente com o seu médico.
Na abertura do evento, a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, disse ser extremamente importante conversar sobre a prevenção de doenças. “Temos que prevenir, prevenção é cura. Temos que aprender e precisamos acabar com tabus”, afirmou. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, também acompanhou a abertura da ação.
Também participaram o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; o secretário adjunto de Governo, José Roberto Nascimento Filho; e o chefe de gabinete, Elbio Mendonça.
Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
*Comunicação PMC