Prefeitura de Corumbá avança nas discussões de viabilidade de Corredor Ferroviário Bioceânico
O prefeito Marcelo Iunes participou de videoconferência com autoridades da província argentina de Salta para tratar de ações referentes à viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta (Chile), através da Bolívia e Argentina. O ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores, participou do encontro virtual realizado na segunda-feira, 12 de setembro.
A reunião abordou a revitalização de trecho ferroviário do norte da Argentina e as obras para implantação do Porto Seco de Guemes, que deverá oferecer espaço para a instalação de empresas brasileiras na sede do empreendimento.
Marcelo Iunes classificou como positivo o encontro, que definiu ações para a continuidade do processo de integração entre os dois países e a consequente viabilização do acesso ferroviário do Brasil ao oceano pacífico. O chefe do Executivo Municipal reforçou que a operação do Corredor Ferroviário Bioceânico colocará Corumbá como centro logístico do continente, uma vez que a Malha Oeste é vital para escoamento da produção usando conexão com os oceanos Atlântico e Pacífico.
“A partir do momento da implantação da Rota Bioceânica, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico, vamos ter uma mudança de posicionamento geopolítico do estado. Mato Grosso do Sul passa a ser, dentro do centro da América do Sul, um potencial hub logístico para as exportações para os países asiáticos”, afirmou. “A rota significa desenvolvimento, perspectiva estratégica e um novo Mato Grosso do Sul”, frisou o chefe do Executivo corumbaense.
“Esse é um trabalho que estamos realizando desde 2018”, disse o prefeito. O Município integra o grupo de trabalho que debate a viabilidade do acesso ferroviário e a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas. O prefeito lembrou que, em junho deste ano, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques, comandou, por sua determinação, uma missão técnica que apresentou as potencialidades de Corumbá para empresários e agentes políticos da Bolívia e da Argentina. A missão também teve representantes da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e do Sebrae/MS com apoio da Fiems.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e o secretário adjunto, Luciano Leite, também participaram da videoconferência.
*Comunicação PMC