Na próxima eleição, em 2012, os eleitores corumbaenses vão eleger 15 vereadores para a Câmara Municipal. A decisão foi tomada na última sessão do Legislativo, na terça-feira, com a alteração da Lei Orgânica do Município que fixava 17 cadeiras, o limite máximo definido pela Justiça Eleitoral.
A emenda substitutiva que reduz o número de vereadores foi aprovada com três votos contra em primeira votação nominal – a segunda ocorrerá no prazo de 10 dias, devendo ser promulgada pelo presidente da Casa, Evander Vendramini (PP), até o dia 6 de outubro.
Atualmente, a Câmara de Corumbá tem quinze vereadores, por decisão judicial acatando, por liminar, recurso de quatro suplentes. Nas eleições de 2008, no entanto, a Justiça Eleitoral diplomou onze vereadores, com base em interpretação da Lei Orgânica do Município.
Os vereadores Evander Vendramini, Antônio Galã (PT) e Rufo Vinagre (PR) declaram seus votos contrários ao número de 15 vereadores, sendo favoráveis a 17. Os vereadores Salatiel Nascimento (PDT) e Antônio Juliano (PSDB) também defendem 17 vagas, mas votaram pela emenda por acordo da maioria.
Por: Da Redação