Corumbá

Novas viaturas reforçarão segurança nas regiões de fronteira de MS

 

As ações de combate ao crime na fronteira ganharam reforços nesta terça-feira (6), com a entrega de 11 viaturas destinadas aos municípios localizados em regiões de faixa fronteirça com outros países, sendo contempladas as cidades de Corumbá, Ponta Porã, Dourados, Sidrolândia, Mundo Novo e Amambai.A solenidade da entrega das viaturas ocorreu nesta manhã, no pátio da Governadoria e contou com apresença do governador André Puccinelli, da vice-governadora Simone Tebet, e autoridades da segurança, Executivo e Legislativo.

De acordo com o secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Brasil Jacini, as novas viaturas levarão maior segurança para o interior e aumentarão os recursos para o combate a criminalidade na fronteira. “Os novos veículos destinados à região de fronteira ficarão encarregados de auxiliar no combate aos crimes mais comuns nesses locais, como o tráfico de drogas, contrabando, roubos e furtos. Fornecer melhores equipamentos e garantir a segurança dos 44 municípios que fazem parte da região de fronteira é nossa grande preocupação”, disse Jacini.

Para o vice-prefeito de Corumbá, Ricardo Eboli, os novos veículos destinados a segurança do município proporcionam maior tranqüilidade. “A população corumbaense está agradecida e poderá ficar mais tranquila com a chegada das novas viaturas. Isso demonstra que o Governo do Estado se preocupa com a segurança da região pantaneira. As novas viaturas ficarão responsáveis pelas ações preventivas de segurança próxima aos cidadãos dos bairros da cidade”, afirmou o vice-prefeito.

Ao todo, foram entregues nesta terça-feira para a Polícia Militar do Estado, 85 motos e 11 carros. Os veículos são doação do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Agepen e SAS

A Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen) também foi contemplada com quatro viaturas modelo Fiat Ducato, que serão encaminhadas para as unidades penitenciárias da Capital, Dourados, Corumbá e Ponta Porã.

“Serão viaturas que estarão disponibilizadas para o transporte dos internos para oitivas e também para o transporte para atendimento médico. Fizemos um levantamento e destinaremos as viaturas para as cidades que possuem o maior contingente de presos. Dessa forma, essas unidades estarão equipadas para o atendimento dos dos internos, seja na questão judiciária ou médica”, afirmou o diretor-presidente da Agepen, coronel Deusdete de Oliveira Filho.

Já para a Superintendência de Assistência Sócioeducativa (SAS), responsável pela coordenação das Unidades Educacionais de Internação (Unei), foram destinadas quatro viaturas e mais 25 computadores. De acordo com o coronel Hilton Villasanti, superintendente de assistência socioeducativa, três viaturas serão destinadas para as unidades da Capital e uma para o Interior.

Os computadores serão encaminhados para as nove unidades do Estado e auxiliarão no abastecimento da base de dados do sistema SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional) e SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência). “Os veículos auxiliarão no atendimento ao jovem, e com os novos computadores, a superintendência poderá ter acesso a todo histórico dos internos das Uneis”, afirmou o superintendente.

 

Por: Da Redação