Projetos da Orla Portuária e do Porto Cargas foram apresentados às autoridades militares da Marinha do Brasil
A Orla Portuária Turística de Ladário é um projeto que muitos ladarenses sonham em ver concretizar. Com a emenda já direcionada e o projeto arquitetônico e executivo prontos, o município hoje espera apenas a autorização da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste para iniciar a fase licitatória e dar ordem de início aos serviços. Segundo informações prestadas pelo secretário municipal de Administração, Luciano Jara, a previsão para que isso ocorra é no segundo semestre de 2021.
Já o Porto de embarque e desembarque de cargas aguarda o termo de cessão definitiva para finalizar a captação de recursos, para então dar início as obras. Este que foi uma das maiores plataformas multimodal da América do Sul, encontra-se desativada há mais de 20 anos e a atual administração quer retomar os trabalhos, pois acredita que esta seja a redenção econômica de Ladário. “A plataforma multimodal, significa a abrangência dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário, por isso Ladário hoje tem a melhor logística do Centro-Oeste e países vizinhos para o mundo, com uma economia para o investidor que pode chegar a mais de 70%”, disse o diretor presidente do AHDL e vice-prefeito de Ladário, Hedyl Benzi.
O CAlte Paulo Ferreira, Comandante do 6°DN, acompanhado do CF FN Garcia, Comandante do 3°Batalhão de Operações Ribeirinhas e do CF Gleidir, Capitão dos Portos do Pantanal, participaram da apresentação dos projetos na sala de reunião do gabinete do prefeito e seguiram, após, para as regiões onde acontecerão as obras acima citadas. “O andamento destes projetos, são muito importantes para a economia e também para o lazer e bem estar da população ladarense. A Marinha estará ajudando no que precisar dentro do possível e permitido”, disse o CAlte Paulo Ferreira.
Os projetos passaram por um longo trabalho técnico e político, explicou o prefeito Iranil Soares. “Foi um intenso trabalho técnico, toda a equipe de projetos foi envolvida para que tudo pudesse acontecer e também se fez necessária uma intensa articulação política para viabilizar o recurso para realizar este tão agraciado sonho. Hoje não é mais uma questão de se isso irá ou não acontecer, mas sim quando, e se tudo continuar correndo fluidamente, dentro dos prazos previstos, no segundo semestre já estaremos licitando a Orla Turística e dando início as obras”, finalizou.
*Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da PML / Fotos: Assessoria de Comunicação e Imprensa da PML