Atuação de vereadores na pandemia é destacada na Câmara e ações de conscientização são reforçadas
A atuação dos vereadores corumbaenses nas ações de enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19 foi destacada na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 05, da Câmara Municipal, pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense Roberto Gomes Façanha.
Durante palavra livre, o vereador lembrou que desde o início da atual legislatura, os vereadores estão se empenhando de forma positiva, apoiando o Poder Executivo nas ações de enfrentamento à doença, bem como nas tomadas de decisões para buscar minimizar ao máximo, os impactos negativos causados pela pandemia, que tem afetado as classes empresarial e trabalhadora do Município, a exemplo do que ocorre em outras regiões do Brasil e também em outros países.
Façanha considerou o trabalho de todos os integrantes da Casa de Lei como muito importante durante esse período crítico. “De forma consciente, os vereadores, sem exceção, estão tendo uma participação importante nas tomadas de decisões e isso ficou evidenciado nos últimos dias, diante das medidas adotadas pelo Governo do Estado, de combate à pandemia”, lembrou.
Lembrou que os vereadores se posicionaram contra a decisão do primeiro toque de recolher, antecipado das 22 para às 20 horas, bem como a restrição impostas aos restaurantes e estabelecimentos do setor de alimentação fora de casa que, aos sábados e domingos, foram obrigados a encerrar o atendimento às 16 horas.
“Por considerar que Corumbá não se enquadrava em uma situação de risco extremo, nos posicionamos contrário e, inclusive, por decisão de todos dessa Casa, encaminhamos um ofício ao governador, pedindo flexibilização do horário”, lembrou o presidente.
E a posição da Câmara foi mantida a partir das restrições mais duras impostas pelo segundo decreto, que além de manter horário do toque de recolher inalterado, ainda estabeleceu o fechamento do comércio e de restaurantes, que passaram a trabalhar no formato drive thru.
“A posição da Casa foi contrária, também por acharmos que a situação não exigia medidas como as adotadas. Buscamos através do diálogo, flexibilizar. Felizmente o Governo entendeu a situação e o prefeito, que também se posicionou de forma contrária, pôde tomar as medidas conforme o momento atual, inclusive com o toque de recolher das 22 às 05 horas do dia seguinte, comércio aberto e restaurantes voltando a funcionar como vinha ocorrendo, mas com todos mantendo as medidas de biossegurança necessárias para conter o avanço da doença”, enfatizou.
CONSCIENTIZAÇÃO
Durante a sessão, Façanha pediu para que todos continuem trabalhando dessa forma e, ao mesmo tempo, promovendo ações de conscientização da população no sentido de evitar aglomerações, usar máscara quando sair de casa, manter a higienização das mãos, enfim, tomando dos os cuidados necessários para evitar aumento dos casos de Covid na cidade que ainda continua alta e registrando óbitos.
Além disso, sugeriu a todos os vereadores, um trabalho de conscientização visando a realização de uma campanha solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis, para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão sofrendo muito nesse período de pandemia, apoiando a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, que já está trabalhando uma ação, visando implantar postos de arrecadação no local onde está ocorrendo a vacinação contra a Covid.
Outros assuntos foram tratados durante a palavra livre como auxílios emergenciais àquelas pessoas que estão sem poder trabalhar nesse período, que já está em estudos por parte da Prefeitura, mas, o foco principal é conscientizar a população, evitar o relaxamento, para que Corumbá volte à bandeira verde.
Os vereadores presentes à sessão também destacaram a atuação da casa. Foram os casos de Manoel Rodrigues, Samyr Qualhada, Allex Dellas, Alexandre Vasconcellos, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Nelsinho Dib, Raquel Bryk, Daniel Brambilla, Chicão Vianna, Genilson José, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla e Elinho Verde Fruti.
*Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara