Quem for sair de casa neste domingo (25) é bom levar o guarda-chuva, pois o dia promete ser chuvoso conforme previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.
Céu nublado a encoberto com possibilidade para pancadas de chuvas são esperados para todas as regiões. Há possibilidade de chuva de fraca a moderada nos setores sul, central, norte e bolsão.
Os índices de umidade relativa do ar para este dia tem variação estimada entre 100% a 60%.
Ventos fracos a moderados com possibilidade de rajadas, especialmente para as áreas norte, bolsão e central. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 19°C a 37°C e na capital variação está estimada em 22°C a 33°C.
Devido às condições de instabilidades estimadas para o domingo, o Cemtec alerta a população para risco de chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo.
Como fica o tempo nos próximos dias?
Tendência de precipitação emitida pelo Cemtec indica que nos últimos dias do mês de outubro as chuvas continuam a ocorrer em todas as áreas do Estado. Os acumulados poderão ser mais altos e mais intensos nos dias nos dias 26, 27, 29 e 30 de outubro, especialmente as regiões sudoeste, sul, central e bolsão. O volume de chuva estimado para essas áreas varia entre 80 a 100 milímetros. Já nas regiões norte e pantaneira são esperadas acumulados entre 40 a 70 milímetros.
Já no mês de novembro, pelo menos até o dia 7 a expectativa de chuva é baixa e os modelos meteorológicos indicam volume máximo de 05 milímetros em pontos isolados. Nestes dias as condições esperadas são de tempo firme, queda na umidade relativa do ar e gradativa elevação de temperatura, especialmente sobre as regiões pantaneira, norte e central. As chuvas devem retornar a partir do dia 8 de novembro.
Cuidados
A orientação para esse período é que a população tenha atenção redobrada às possíveis condições adversas que podem ocorrer como chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo. Entre os cuidados estão não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda; Não subir nos telhados após a chuva, não enfrentar pontos de alagamentos ou enxurradas, procurar rotas alternativas; se estiver no trânsito, buscar abrigo em local seguro para esperar a chuva passar, caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol baixo e mantenha distância de veículos a sua frente; não ficar em pontos altos como morros ou topos de prédios e não se abrigar embaixo de estruturas metálicas.
*Mireli Obando, Subcom (Com informações Cemtec) / Foto: Saul Schramm