O município ladarense, conhecido carinhosamente por Pérola do Pantanal, completa hoje, 02 de setembro, seus 242 anos de fundação. Devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), este ano a cidade não contará com o tradicional desfile cívico e militar e com shows populares. O atual prefeito da cidade é Iranil de Lima Soares.
A cidade
Com seus 23.689 moradores, segundo estimativa do IBGE em 2020, o município dispõe de riquezas naturais como ferro, manganês, calcário, areia e argila, e está localizada na região oeste do estado, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Sua economia é baseada na pecuária, na pesca, no turismo e no transporte de navegação.
Ladário foi fundada em 2 de setembro de 1778 pelo sertanista João Leme do Prado, ganhando a sua emancipação político-administrativa, tornando-se município autônomo durante o Governo de Fernando Correa da Costa em 1953. A instalação da cidade deu-se em 17 de março de 1954 e a posse de seu primeiro prefeito realizou-se no dia 3 de outubro de 1954. Ladário foi ganhando espaço e reconhecimento, e ostentando avanços significativos para a população.
A cidade possui uma história rica e prédios que retratam sua linha do tempo. Nos tempos áureos de comércio, aqui aportavam navios como o Fernandes Vieira, trazendo mercadorias importadas pela hidrovia do rio Paraguai, o modal mais utilizado entre essa região e as grandes metrópoles brasileiras. Um dos grandes parceiros do município é a Marinha, e um dos cartões postais de Ladário é o Pórtico da Base Naval. Construído em 1873, é uma réplica do Arco do Triunfo, referência da majestosa Avenida Champs Elyséess, em Paris, capital francesa.
A Avenida 14 de Março, principal via da cidade por ser a porta de entrada para quem aqui chega, abriga a área comercial do município, que cresce acentuadamente, com maior variedade de serviços, restaurantes e lanchonetes, deixando-a cada ano menos dependente e atraindo consumidores das cidades vizinhas.
Parabéns Ladário, Pérola do Pantanal!!!