Corumbá está em chamas mais uma vez. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Corumbá criou, por meio de um Decreto, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal. O comitê é integrado por representantes da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IBAMA, Imasul, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Governo, Câmara Municipal de Corumbá, Embrapa Pantanal e Sindicato Rural.
De acordo com o Comitê, os incêndios que deixaram a cidade coberta de fumaça advêm de locais inóspitos, de difícil acesso e sem condições de hospedagem para os bombeiros.
A Polícia Militar Ambiental realizou diligências e constatou que os focos de incêndios estão na região do Piuval e na Baía do Tuiuiú. O Corpo de Bombeiros também identificou focos de fogo nos arredores da Cacimba da Saúde, área urbana do município.
A maioria dos incêndios tem início nas margens dos rios e beiras de baías, em locais de difícil acesso. Diante disso, o Comitê solicitou ao IBAMA uma aeronave, para auxiliar a ação do Corpo de Bombeiros, no intuito de tentar encontrar uma forma de estabelecimento da equipe no local. Pois, não basta a aeronave lançar água, é preciso o trabalho de pessoal em solo para eliminar as chamas que acabam retornando assim que a água lançada pela aeronave escoa.
Aliado a isso, deve se destacar que a fumaça é causada pelo “fogo de turfa”, também conhecido como fogo subterrâneo ou de queima profunda. De acordo com a Embrapa Pantanal é um dos fogos mais difíceis de apagar.
O Comitê tem atuado e se mobilizado por meio de encaminhamentos de proposituras a outras instâncias para reforçar os órgãos de primeira resposta nas ações de combate a esses incêndios florestais.
O Comitê conta com o auxilio de todos! A população pode e deve denunciar!
Ajude-nos a apagar essa ideia! Colocar Fogo é Crime!
CANAIS DE DENÚNCIA:
Polícia Militar Ambiental – (67)39075461
Corpo de Bombeiros – 32319593 ou 193
Defesa Civil – 32328348 ou 199
IBAMA – 0800618080
*Texto: Fundação do Meio Ambiente do Pantanal / Foto: Divulgação