A mudança brusca de temperatura pegou todos desprevenidos e segundo o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem permanecer baixas até quarta-feira (24), o que exige cuidados redobrados. O Corpo de Bombeiros do Estado alerta a população para evitar o uso de velas, lampiões ou até mesmo aquecedores sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “As pessoas têm costume de usar procedimentos incorretos para se aquecerem no frio, o que muitas vezes resulta em incêndios”, comenta o chefe da assessoria de comunicação dos bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Joilson de Paula.
O ano passado a corporação registrou três casos de incêndios provocados por velas e aquecedores, nenhum com vítima fatal. Este ano nenhum caso foi registrado. Com o objetivo de evitar futuros casos de incêndio o coronel dá algumas dicas. “Coloque apenas um aparelho elétrico por tomada, procure um profissional para fazer a fiação da residência, e ao comprar um aquecedor observe se ele possui o selo do Inmetro, são pequenos cuidados que evitam possíveis incidentes”, comenta de Paula.
Outro cuidado que se deve redobrar, é no trânsito, só nesta manhã já foram registrados três acidentes: um na avenida Eduardo Elias Zahran entre carro, moto e caminhão; outro no bairro Nova Campo Grande entre duas motos e na vila Sobrinho, nenhum teve vítima fatal. O coronel explica o porquê deste aumento de acidentes: “Com o frio o organismo reage mais devagar, o reflexo diminui, então os motoristas devem redobrar a atenção, principalmente os motociclistas”, orienta o coronel.
Por: Da Redação