Ladário

Fumacê: Para diminuição de casos, Ladário passará por ação intensiva para prevenção da dengue

 

A Prefeitura Municipal de Ladário através da Secretaria Municipal de Saúde iniciará o primeiro ciclo de Fumacê nesta quinta-feira, no município.

O Objetivo desta ação é fazer um controle não só das áreas com maior incidência de focos do mosquito Aedes Egipyt, mas também de todo o município para que haja a diminuição de casos de “Dengue” nessas regiões. O Cronograma da Secretaria de Saúde contemplará todo o município iniciando pela parte alta da cidade, onde tem-se um número crescente de casos de Dengue no município. Os períodos em que o Fumacê passará pelos bairros será pela tarde e de Madrugada.

As Equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses do município vêm realizando desde o início do ano trabalhos intensivos no município para o controle do Mosquito Aedes Aegypt com diversas ações incluindo Fumacê, orientações a população e fiscalizações em residências para que se tenha o mínimo de casos no município.

Considerando que estamos vivenciando um período endêmico, com chuvas e elevação da temperatura, além do fato de estarmos localizados em região de fronteira, onde não há um combate sistematizado de Dengue, Zika e Chikungunya, e as crescentes notificações das doenças em nosso Município. A utilização do fumacê no combate ao Aedes Aegypti em sua fase adulta, mosquito que transmite a dengue, Zika e Chikungunya é uma das formas mais eficientes de controle de disseminação dessas endemias. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências visa eliminar o mosquito transmissor para evitar a propagação de tais doenças.

“Está sendo um desafio nesse momento de pandemia da Covid-19 voltarmos para combate à Dengue, o aumento de incidências em focos do mosquito Aedes aegypti vem aumentando, e diante dessa preocupação vamos trabalhar em conjunto no combate para conseguir abranger toda a cidade. Lembrando sempre que esse é um trabalho complementar e a colaboração de todos é extremamente importante, peço ajuda dos ladarenses, pois estamos enfrentando um momento difícil e precisamos diminuir os focos. Se com essas ações da Secretaria de Saúde e mais a ajuda dos moradores, vamos conseguir combater a dengue”, disse Josiane Braga, secretária de saúde.

*Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – PML / Fotos: REPRODUÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – PML