Estado

MS melhora isolamento social e sobe para 14° lugar no ranking nacional

 

Pela primeira vez Mato Grosso do Sul saiu dos últimos lugares do ranking de isolamento social entre as unidades da federação, e ocupa o 14° lugar no monitoramento referente a esta terça-feira (12.5). A média nacional para o dia foi de 43,7%, e o Estado bateu 43,4%.

Dois fatores podem ter contribuído para essa melhora no desempenho de MS no cenário nacional. A flexibilização de medidas de quarentena em alguns estados, e o grande volume de chuva registrado em diversas cidades sul-mato-grossenses nesta terça-feira. Na Capital por exemplo, o acumulado foi de 21,2 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

Para fins de comparação, na segunda-feira (11.5) a taxa de isolamento no Estado foi de 37,9%. Na terça passada (5.5) o mapeamento da In Loco computou índice de 29,8%, o pior desde os primeiros casos de Covid-19 em 14 de março.

A movimentação nos municípios do interior foi grande, e na maior parte dos municípios o quantitativo de pessoas em casa ficou abaixo do recomendado. Os piores índices foram registrados em Porto Murtinho (28,4%), Novo Horizonte do Sul (29,6%), Jateí (30,6%), Sonora (31,7%) e Angélica (32%). Apenas Juti, com 64,9%, atingiu o índice mínimo indicado pelas autoridades estaduais de saúde de 60%. Confira aqui o ranking das cidades.

Em Campo Grande o distanciamento social desta terça-feira foi melhor das últimas quatro semanas com 43,8% da população em quarentena. Porém, alguns bairros seguem com grande movimentação: Recanto das Paineiras (20%), Portal do Panamá (20,7%), Universitário (30,2%), Moreninha (30,8%) e Tiradentes (31,3%).

Distanciamento da Capital nas ultimas 4 semanas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) segue orientando que a população mantenha os protocolos de higiene, uso de máscaras, e o isolamento social para quem puder se organizar e permanecer em casa. Enquanto a ciência busca uma medicação para vencer a guerra contra o novo coronavírus, as medidas são classificadas por autoridades como único remédio para manter o achatamento da curva de contágio.

Coronavírus em números

Mato Grosso do Sul computou nesta quarta-feira (13.5) 25 novos casos e mais um óbito no município de Brasilândia. De maneira macro o Estado contabiliza 430 casos confirmados e 13 óbitos. O boletim epidemiológico detalhado pode ser conferido em www.coronavirus.ms.gov.br .

*Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação / Foto: Chico Ribeiro