Na tarde de 19 de março, a Secretaria de Saúde de Corumbá recebeu uma ligação da Vigilância da Bolívia, informando que uma jovem Boliviana estava em um ônibus a caminho de Corumbá, e apresentava febre e tosse, sendo uma possível suspeita de estar infectada com o Corona Vírus, pois estava vindo de São Paulo, local em que há transmissão local e também,por ser provável contactante de um paciente com covid-19. A mesma usava máscara N95 durante a viagem.
Prontamente a Saúde identificou a empresa responsável pelo translado, e abordou o ônibus no portal de Corumbá, visando a proteção das demais passageiros e das pessoas que poderiam estar na rodoviária direcionou o ônibus para o pátio do SAMU.
Uma equipe da Vigilância Epidemiológica, devidamente equipada, foi até o local, colher material para realização do exame, que será enviado para o Laboratório Central de Campo Grande-Lacem, o mais breve possível.
Também foi prestado esclarecimentos para os demais viajantes que DEVEM ficar em isolamento domiciliar por sete dias, e evitar contato com familiares residentes na mesma casa.
Uma ambulância sanitária encaminhou a jovem para a Bolívia. Todos que estavam no ônibus, fizeram mudança no local para outro ônibus da empresa,para se deslocar ate a rodoviária e serão monitorados pela Vigilância.
Reforçamos que seguimos todo o protocolo de bloqueio visando a proteção da nossa cidade!!
O Corpo de Bombeiros e Policia Militar foram parceiros e apoiaram a ação.