O prefeito Marcelo Iunes determinou que as ações integradas de combate ao mosquito Aedes aegypti sejam intensificadas em toda a cidade. Na tarde dessa terça-feira, 21 de janeiro, o chefe do Executivo municipal reuniu seu secretariado e exigiu total empenho de todas as pastas no trabalho de prevenção e exterminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.
“Esse não é um problema só da Secretaria de Saúde, só da Secretaria de Infraestrutura, mas sim de todos nós. Da mesma forma, o combate à dengue não pode ser feito só pela Prefeitura. Toda a população precisa fazer sua parte e isso é fundamental para que a gente possa obter bons resultados nessas ações”, afirmou o prefeito.
Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gláucia Fonseca Iunes, a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, e o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior.
Também participaram da agenda o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva, o chefe de Gabinete, Elbio Santos, a secretária-adjunta de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tânia Dantas, além de representantes da Fundação de Esportes, da Fundação de Turismo e do setor de Posturas da Prefeitura.
A ação com fumacê teve início da tarde dessa terça-feira no bairro Cristo Redentor. No dia 22 o trabalho acontece nos bairros Cristo Redentor e Vitória Régia, no dia 23 na Nova Corumbá, no dia 24 no Centro América e no dia 26 no Centro. Na próxima quinta-feira, 23, começa o mutirão de limpeza no bairro Centro América. O serviço segue até o sábado, dia 25. O mutirão já foi feito no Popular Velha e no Aeroporto.
Nessa Ação também é acionado o Fiscal Sanitário para notificar os Imóveis Críticos, doação de telas caixa d’água e demais. Até a semana 04, foram notificados em Corumbá 579 casos suspeitos de dengue. 45 casos foram confirmados por laboratório. Até essa terça-feira, 10 pacientes estavam internados, sendo um caso de dengue grave. A jovem de 24 anos está na UTI da Santa Casa de Corumbá.