Corumbá

Câmara Municipal de Corumbá comemora 139 anos hoje

 

Dez anos após Corumbá ser elevada à vila, foi instalada a Câmara Municipal de Vereadores, em 17 de agosto de 1872, por ato do então governador da província Herculano Ferreira Penna. Ao completar 139 anos, o Legislativo corumbaense inicia uma campanha de valorização da atividade parlamentar e de resgate de sua história, que se confunde com as transformações da cidade, do Estado e país.

O presidente Evander Vendramini Duran (PP) oficializou a proposta da Casa de iniciar agora as comemorações dos 140 anos, em 2012, estendendo-se ao longo de um ano a realização de eventos alusivos à data. Haverá homenagens aos ex-vereadores, implantação do museu com o acervo da Casa e concursos de redação, envolvendo as escolas, e do selo, com a participação de artistas.

Ao usar a tribuna na sessão desta terça-feira, Vendramini anunciou as ações que visam resgatar a história e fortalecer e otimizar o trabalho dos vereadores numa grande campanha junto à população, informando-a do seu papel fiscalizador e canal mais eficiente na resposta aos anseios sociais. “Daremos mais visibilidade à Câmara, muitas vezes criticada injustamente”, disse o presidente.

História e trabalho

O vereador Roberto Façanha (PMDB), presidente entre 2003 e 2004, destacou a importância histórica do Legislativo corumbaense e lembrou que em sua gestão a Casa foi homenageada em um encontro nacional de vereadores, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, por ser uma das instituições mais antigas do país. “Esta Câmara tem história, tem trabalho”, afirmou ele.
Na instalação do poder, em 17 de agosto de 1872, uma junta especial elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente. Um ano depois, Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, assumia o cargo temporariamente. Militares, entre os quais o general Francisco de Paula Pereira Fortes, foram presidentes em períodos de muita transição, o que se normalizou após 1910.

 

Por: Da Redação