Corumbá

Serra do Amolar é cenário para gravação de série sobre observação de pássaros

 

A Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar foi cenário para gravações do programa BirdWatching – Apreciadores de Aves, um projeto da produtora Set Vídeo, de Campo Grande MS. A Serra do Amolar foi escolhida para a gravação dos dois últimos episódios de uma série de oito por ser um Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco), que abriga muitas espécies. O programa aborda como a observação de aves é um hábito que tem crescido no Brasil e mais especificamente no Mato Grosso do Sul, assim como também aborda a cultura e as tradições pantaneiras. Os episódios anteriores foram gravados em lugares como Instituto Arara Azul, Refúgio Ecológico Caiman e Estrada Parque Pantanal.

De acordo com o Diretor do Programa, Pedro Gorski, a Serra do Amolar foi escolhida para a gravação dos últimos episódios por ter espécies difíceis de serem encontradas e por ser um Pantanal muito menos conhecido. “Começamos as gravações com a aventura de subir num barco e andar 200 km pelo Rio Paraguai, então acho que foi para fecharmos com chave de ouro esses dois últimos episódios”, ressaltou.

O apresentador do Programa, o biólogo e ornitólogo (especialista em aves), Tahuan Kill Tomaz, frisou que a Serra do Amolar é como se fosse a “cereja do bolo” da série. “Por ser uma ecologia bem particular, que não encontramos em outras regiões do Pantanal até agora”, afirmou.

Tahuan explicou que esse projeto começou alguns anos e que objetivo principal é lançar luz a um seguimento que vem crescendo. “Gerando renda e transformando a cabeça de pessoas de culturas mais tradicionais de produção e que enxergaram no ecoturismo e no turismo de observação de aves a possibilidade de um desenvolvimento sustentável”, contou.

Essa iniciativa surgiu em 2014 quando os proprietários da produtora Set Vídeo, Daniele Girelli e Guto Paraná conheceram os livros “Aves Pantanal Sul: Guia Fotográfico do Passo do Lontra” do biólogo Tahuan Tomaz e do Marcelo Silva Oliveira, e “Pantanal: Aves e Cores” do Tahuan, se interessaram pelo tema e convidaram o biólogo para juntos escreverem um projeto de televisão com oito episódios, e assim nasceu o BirdWatching – Apreciadores de Aves”. Este projeto tem apoio da ANCINE, FSA (Fundo Setorial do Audio Visual) e BRDE.

A Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar tem como objetivo apoiar projetos que promovam atividades sustentáveis e que integrem a biodiversidade e a cultura pantaneira. Portanto, esta parceria pode ainda trazer mais frutos. Fique atento às próximas ações. (Assessora de Comunicação / Instituto Homem Pantaneiro – IHP)