Corumbá

Projeto prevê transformar orelhões em pontos de Internet na cidade

 

Dotar os orelhões em locais com pontos de acesso gratuito à Internet sem fio (Wi-Fi) para atender a população foi proposta pelo vereador e presidente da Câmara de Corumbá, Roberto Gomes Façanha, por meio de um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios e termos de cooperação nesse sentido.

O Projeto foi apresentado durante a sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 16 de setembro, é será uma forma de dar melhor utilização para os orelhões, além de beneficiar a população corumbaense, bem como os turistas que visitam a cidade.

A iniciativa, se aprovada, vai permitir que o Poder Executivo celebre convênios e termos de cooperação com a empresa concessionária responsável pelo serviço público de telefonia na região, a Oi, visando a instalação de pontos de acesso sem fio à Internet.

Conforme o Projeto de Lei, os equipamentos a serem utilizados na adaptação deverão dispor de capacidade para estabelecer quantidade simultânea de conexões de acesso à Internet compatível com a demanda de dados no local.

Além disso prevê que o acesso à Internet será livre e aberto, proibindo-se a cobrança de qualquer taxa, preço ou tarifa, por equipamento único conectado à rede.

Façanha observa que, hoje em dia, os orelhões estão concentrados mais em frentes de órgãos públicos, de hospitais e outros estabelecimentos de saúde, principalmente. “Seria importante dotar esses telefones de uso público de equipamentos necessários, transformando-os em pontos de acesso à Internet, visando principalmente atender casos de urgência, especialmente quando a pessoa necessitar o serviço de forma urgente, e não contar com crédito em seu telefone móvel”, acentuou o  vereador.

Façanha explicou que a iniciativa vai também refletir em melhoria para o comércio local. “Existem muitos orelhões instalados no centro que, com a disponibilização de pontos de Internet, vai facilitar o acesso à informação, além de contribuir para a inclusão digital”, completou. (Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador)