A Fiems, por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios), acordou a elaboração de uma proposta de parceria entre empresários sul-mato-grossenses e bolivianos. A intermediação foi acertada durante reunião realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, com representantes do CIN da Fiems e empresários bolivianos associados à Fundación Valles, do Departamento de Cochabamba, uma região da Bolívia cuja capital é a terceira maior cidade do país com uma população de 600 mil habitantes.
Segundo o coordenador do CIN da Fiems, Fábio Fonseca, a proposta visa suprir as necessidades dos empresários bolivianos, que têm o anseio de conquistar o mercado brasileiro. “A proposta será elaborada nos próximos 20 dias e discutida durante uma missão empresarial do Sebrae/MS, em parceria com a Fiems, a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, durante a Expocruz 2011, que será realizada entre os dias 20 e 24 de agosto”, explicou.
“Eles demonstraram interesse nas nossas indústrias de embalagens, plásticos e maquinários, além da nossa tecnologia, dessa forma iremos auxiliá-los e intermediar o contato entre essas indústrias”, disse Fábio Fonseca, destacando que foi colocado à disposição dos empresários bolivianos o LabSenai Alimentos, localizado em Dourados, para a realização de transferência de tecnologia e qualificação dos produtores.
Produtos
Ainda durante o encontro de negócios, a técnica em marketing da Fundación Valles, Alina Arévalo, explicou os detalhes do interesse do grupo na busca por compradores e parceiros em Mato Grosso do Sul. Ela detalhou que os produtos comercializados pelo grupo incluem pimenta em pó ou triturada, amendoim em grão de diferentes variedades, amendoim processado, especiarias (cominho, tomilho, orégano, anis), cebola roxa e branca, hortaliças variadas, flores de diferentes variedades, mel de abelha, produtos processados de amendoim, pêssego desidratado e balas desidratadas.
O coordenador do CIN da Fiems informa ainda que nesta sexta-feira (12), os empresários bolivianos associados ao Fundación Valles farão um encontro de negócios na cidade de Corumbá. “O encontro será na Incubadora Sindical da Fiems em Corumbá, que fica na Rua 13 de junho, 1.182, no centro da cidade”, detalhou, completando que os empresários interessados podem obter mais informações ou confirmar presença pelos telefones (67) 3231-2360 em Corumbá.
Fábio Fonseca ressaltou a importância de apoiar os países da fronteira com o Brasil, enviando missões empresariais com o propósito de discutir necessidades, soluções e fechar parcerias. “O Sistema Fiems possui um trabalho contínuo com os países da fronteira, por meio de ações que buscam trocar informações e fornecer subsídios tecnológicos para ambos”, frisou.
Por: Da Redação