Após licitação com processo administrativo nº 017/2019, cujo julgamento foi realizado em 09 de abril deste ano pela Secretaria de Saúde de Ladário, a Farmácia Pública do Município adquiriu os medicamentos com demanda mais crítica da Rede Pública de Saúde. A licitação é válida por 12 (doze) meses e os medicamentos são adquiridos de acordo com a necessidade local.
“Até a realização da licitação, tínhamos uma falta de aproximadamente 20 (vinte) medicamentos de grande procura da população. Hoje o único remédio que não temos em estoque é o Propranolol, o qual o fornecedor licitado não tem em seu estoque e estamos tomando as medidas para adquiri-lo do segundo colocado”, informou Carlos Diego da Silva, Responsável Técnico da Farmácia Pública Municipal.
Situação corriqueira, complementou Carlos, é a procura de medicamentos que não fazem parte da lista da Farmácia Básica regulamentada pelo Governo Estadual o qual o Município deve seguir. Um exemplo é o anti-inflamatório Meloxican 15ml, que é procurado pelas pessoas e não integra a lista de medicamentos estadual.
Conforme a assessoria da Secretaria de Saúde, até o momento foram empenhados cerca 1,5 milhão de reais em medicamentos adquiridos pelo município. (Assessoria de Comunicação e Imprensa da PML)