Corumbá

Município inicia pavimentação de ruas nos bairros Guarani e Nova Corumbá

 

A Prefeitura de Corumbá iniciou as obras de pavimentação de trechos das ruas Ceará e Marechal Deodoro. As duas vias ficam no limite dos bairros Guarani e Nova Corumbá, na parte alta da cidade. Os serviços – que ampliam a rede de infraestrutura do município – são executados com recursos provenientes do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata).

Na manhã da quinta-feira, 06 de junho, o prefeito Marcelo Iunes esteve no canteiro de obras. Estão em execução a pavimentação do trecho da rua Ceará entre as ruas José Fragelli e Marechal Deodoro e drenagem profunda e asfaltamento da rua Marechal Deodoro entre as ruas Pernambuco e Ceará. Trecho este que fica em frente à conhecida ‘subidinha da igreja São Bartolomeu’.

A ação faz parte de um projeto que estabelece a execução de obras de drenagem e pavimentação que beneficiará 67 quadras da cidade, com execução a partir dos recursos do financiamento do Fonplata. A inclusão desse trecho nas obras executadas com recursos do financiamento do Fonplata foi proposta pela administração Marcelo Iunes.

Acompanhando o chefe do Executivo Municipal, o vereador André da Farmácia – líder do governo na Câmara – destacou a iniciativa. “Esse asfalto é um anseio antigo desta comunidade. É uma ação que vai atender uma grande população de moradores. Há uma creche, uma escola nas imediações, o fluxo é grande nessa área”, disse o parlamentar.

“As ruas de Corumbá que estamos recuperando, todas estão sendo com drenagem e todo o recapeamento e pavimentação é com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que apresenta maior tempo de vida útil”, explicou Iunes. O chefe do Executivo afirmou que é preciso garantir a infraestrutura para num segundo momento desenvolver serviços de paisagismo e urbanismo nas vias.

Iunes ainda esteve no conjunto Guanabara e informou aos moradores ter determinado o início de um projeto para pavimentação asfáltica de trecho da via de acesso àquela localidade e de lajotamento das alamedas internas do conjunto.

O Fonplata

Corumbá vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.