CorumbáLadário

Deputada Bia Cavassa (PSDB) e Vereador Chicão (SD) se reúnem com a Ministra Tereza Cristina em Brasília para dialogar sobre pautas de Corumbá e Ladário

 

A deputada federal Bia Cavassa (PSDB) e o vereador de Corumbá, Chicão Vianna (SD), se reuniram com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na tarde da quinta-feira (11), em Brasília.

A reunião vislumbrou pautas de interesse das cidades de Corumbá e Ladário, onde a parlamentar e o vereador levaram à Ministra três assuntos convenientes à pasta: a questão do embarque e desembarque de gado no Porto de Ladário, a necessidade de patrulhas mecanizadas para agricultura familiar e o isolamento das famílias do Taquari devido ao entupimento das águas do Rio Negrinho.

Com relação ao Porto de Ladário, em setembro do ano passado, a Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai), órgão incluso no Ministério dos Transportes, fechou unilateralmente o porto da cidade para desembarque do gado do Pantanal, por falta de normatização do uso do terminal. O fechamento gerou prejuízos aos pecuaristas, sobretudo os da região dos Paiaguás, e aos empresários de barco-hotéis que hoje devem pagar uma taxa de R$ 100,00/h para atracar no terminal hidroviário de Corumbá. De acordo com a Deputada Bia Cavassa:

“O transporte fluvial é a primeira etapa para a comercialização do gado pantaneiro – e precisamos ter uma certa agilidade no fluxo deste comércio. Sabemos da importância da atividade para a região, promovendo empregos diretos e indiretos, gerando impostos e afetando todo o comércio local: de frigoríficos à açougues, mercados, combustíveis, vestuário, enfim – todo o comércio da região é impactado quando as coisas não vão bem na produção agropecuária local. O turismo também está sendo prejudicado por conta desta medida, e devemos resolver isso”.

Em diálogo com a Ministra Tereza Cristina, ficou estabelecido que a mesma irá atuar junto ao Ministério dos Transportes para que seja feita uma concessão de uso precária para o Sindicato Rural operar o Porto até que seja realizado e concluído o processo licitatório.

Com relação aos agricultores familiares, a deputada Bia Cavassa solicitou à ministra a viabilização de duas patrulhas mecanizadas, para atender os municípios de Corumbá e Ladário. As patrulhas mecanizadas são conjuntos de equipamentos compostos por carreta agrícola, com capacidade mínima para 6 toneladas, trator agrícola com tração 4×4, motor quatro cilindros e colhedora de forragem com capacidade de colheita de 15 toneladas/hora. Bia Cavassa enfatizou:

“Temos uma grande economia rural que gira em torno das cidades de Corumbá e Ladário, grande parte dela proveniente da agricultura familiar e com produção praticamente 100% orgânica, que abastece os centros com verduras, legumes, carnes e derivados de laticínios. Devemos incentivar essas atividades e facilitar o escoamento de sua colheita. Essas máquinas ajudarão muito nesse processo.”

A Ministra determinou que sua assessoria técnica verifique a possibilidade de estar destinando essas patrulhas, devendo a resposta ser dada rapidamente.

Com relação ao Taquari, a Deputada Bia Cavassa e o Vereador Chicão aproveitaram o momento para sensibilizar a Ministra sobre à situação de isolamento das famílias do Taquari devido ao entupimento das águas do Rio Negrinho, que inviabiliza o transporte de pessoas e o escoamento da produção. Eles também apresentaram para a Ministra um projeto de solução rápida e de baixo custo para a situação do entupimento no Rio Negrinho que é a aquisição de um Trator Aquático.

“Existem no mínimo 250 famílias na região que são impactadas diretamente pelo “entupimento” do Rio Negrinho, uma das várias consequências provocadas pelo assoreamento do Rio Taquari. O Pantanal está todo conectado: o impacto ambiental provocado em uma área acaba direta ou indiretamente afetando outras áreas. Quando o Rio Negrinho “entope”, essas famílias ficam isoladas, passando por dificuldades e privações.”- explicou a Deputada Bia Cavassa.

Na ocasião, o vereador Chicão Vianna (SD) apresentou à ministra um modelo de trator aquático que seria muito útil para a finalidade da ação de desentupimento das calhas dos rios prejudicados (veja vídeo anexo).

A Ministra se mostrou sensível com à situação e determinou imediatamente a sua assessoria que verificasse a possibilidade da resolução desse problema. (Informações: Assessoria de Imprensa)