Corumbá

Dia Estadual da Cultura é lembrado com homenagens na Câmara

 

Pessoas que se destacaram na área cultural na região de Corumbá, foram homenageadas na noite de ontem, terça-feira, 26, durante sessão da Câmara de Vereadores, como parte das celebrações do Dia Estadual da Cultura, comemorado em 21 de junho.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Manoel Rodrigues, aprovada por unanimidade na Câmara e contou com a presença do prefeito Marcelo Iunes. “Corumbá é uma cidade que respira cultura e é importante homenagear estas pessoas importantes que se destacam nas atividades culturais em nossa região, contribuindo para a valorização da cultura local”, comentou Manoel, citando que é “importante trabalhar, fomentar, valorizar e gerar renda para o corumbaense”.

Foram homenageados Benedito Carlos Gonçalves de Lima, Denise Campos, Eliney Gaertner, Gerson Moraes, Jamil Canavarros, Leninha Dutra, Gilmar Fernandes, Balbino G. de Oliveira, Augusto Cesar Proença, Aníbal Monzón, Armindo Fardim, Ed Paulo, Márcia Rolon, Ana Paula Honório, Êneo Vila da Nóbrega, Claudia Couto, Salim Haqzan, Jusley Souza, Elino Crisólogo, Andressa Bernardo, Rosa Maria Nascimento, Vivi Mendez, Roberta Vasconcelos, Helker Hernany e Joilson Silva da Cruz.

Durante o ato, o poeta Balbino G. de Oliveira agradeceu a homenagem e presentou a todos com uma trova sobre o navio a vapor Fernandes Vieira, que foi o elo entre portos, localidades interiores e países sul-americanos, navegando pelas águas do Rio Paraguai.

Quem também destacou a cerimônia na Câmara, foi o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Joilson Cruz, um dos homenageados da noite. Ele elogiou os artistas corumbaenses e afirmou que um dos principais objetivos do prefeito Marcelo Iunes, é valorizar o artista local.

“Foi que fizemos no Arraial do Banho de São João. Nos quatro dias de festa, tivemos apresentações de artistas locais. Temos muitos talentos em nossa terra. Corumbá é um celeiro da cultura e a nossa gestão se preocupa sim, com os artistas da terra”, ressaltou.

O prefeito Marcelo Iunes também falou aos presentes e não se esqueceu do pai, Aziz Iunes, dentista e professor, mas que, após se aposentar, se tornou escritor, e que carrega no sangue a “paixão pelos escritores, artistas de nossa terra”.

Elogiou o trabalho desenvolvido por Joilson Cruz citando como exemplo o Arraial do Banho de São João, que “proporcionou emprego e renda para mais de 200 famílias, movimentou a economia local, gerando cerca de R$ 2,5 milhões”. Citou que foram investidos cerca de R$ 600 mil, 60% do valor dos anos anteriores, além de oportunizar apresentações de artistas locais. “Quatro duplas foram selecionados pelo Estado e vão passar a se apresentar em outras regiões”, informou.

O vereador e presidente da Câmara, Evander Vendramini, também fez questão de enaltecer o trabalho que vem sendo realizado na cidade, incentivando cada vez mais os artistas da terra, fomentando a cultura corumbaense. “Muito importante homenagear os artistas, poetas, escritores, as pessoas que fazem a cultura da nossa terra ser cada vez mais forte. Corumbá, de fato, é uma cidade que respira Cultura”, finalizou.

A homenagem contou também com as presenças dos vereadores Gaúcho da Pró-Art, Roberto Façanha, Yussef Salla, André da Farmácia, Carlos Alberto Machado, Chicão Vianna, Baianinho, Cristóvão Contador, Domingos Albaneze, Bira, Paulo Bertini e Gabriel de Oliveira. (Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara)