Brasil

Agência rebaixa nota de crédito dos Estados Unidos

 

A agência de avaliação de risco financeiro Standard & Poor’s rebaixou nesta sexta-feira a qualificação da dívida dos Estados Unidos pela primeira vez na história ao passar de AAA, a máxima possível, para o degrau abaixo AA+.

“O rebaixamento foi motivado pela consolidação fiscal estipulada pelo Congresso e pela Administração, que seria necessária para estabilizar a dinâmica de dívida a médio prazo do Governo”, indicou a agência em comunicado.

O relatório também diz que a perspectiva do rating de longo prazo é negativa. “Nós poderemos rebaixar o rating para AA nos próximos dois anos, se virmos que uma redução de déficit menor do que aquela acordada, taxas de juro mais altas ou novas pressões fiscais durante esse período resulte em uma trajetória geral para a dívida mais alta do que assumimos atualmente”, afirmou a S&P.

A agência manteve inalterada em AAA a classificação de transferência e conversibilidade, que avalia a probabilidade de interferência governamental na capacidade de emissores norte-americanos dos setores público e privado de assegurarem moeda estrangeira para honrar o serviço de suas dívidas.

Os títulos do Tesouro dos EUA, uma vez vistos como o investimento mais seguro do mundo, estão classificados agora abaixo de títulos emitidos por países como Grã-Bretanha, Alemanha, França ou Canadá. (Com AE, EFE e Reuters)

 

Por: Da Redação