Ladário

REME de Ladário realiza Dia “D” sobre a base nacional comum curricular

 

Para dar continuidade aos estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Ladário, será realizado no dia 06 de março, terça-feira, em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Ladário, o Dia “D”, com apresentações, debates e compartilhamentos sobre a BNCC, junto aos professores.

A mobilização em torno deste documento histórico foi sugerida pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (COSNED) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) nos quais propuseram a discussão sobre a BNCC, homologada no dia 20 de dezembro de 2017.

A Base, prevista em lei, define que todos os alunos têm o direito de aprender, sendo obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais. Esse documento contribui para promover a equidade – igualdade – educacional. Sendo assim, foi construída de maneira democrática e colaborativa.

É importante lembrar que além do Dia “D”, mais estudos ocorrerão e serão aprofundados ao longo do ano. Em vista disto, a Secretaria Municipal de Educação junto ao seu Núcleo de Formação, coordenado pela Professora Jeane Cristina, realizou uma reunião no 1º de março deste ano, para orientar os coordenadores a conduzir discussões sobre a BNCC, nas Unidades Escolares, e enviou materiais disponibilizados, via e-mail, para que tenham subsídios para o debate.

O MEC elaborou em parceria com a Undime – União dos Dirigentes Municipais de Educação, e o Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, disponibilizou toda a estrutura de apoio, com materiais de caráter sugestivo. Cada Secretaria pode usar todo ou parte do material, editar e/ ou planejar outras estratégias de estudo. O importante é que a BNCC seja conhecida e estudada por todos, tanto dirigentes municipais e estaduais de educação, diretores de escola, equipe pedagógica e professores. (Texto: Divulgação SMEL/Foto: Divulgação SMEL)