Corumbá

Marcelo Iunes discute área para construção de nova sede do INSS

 

Em reunião com a Gerência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Mato Grosso do Sul, o prefeito Marcelo Iunes iniciou as discussões em torno da doação de uma área para construção de nova sede do INSS em Corumbá. A reunião, realizada na final da manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro, no gabinete do prefeito, também discutiu a cessão para a Prefeitura do prédio onde funciona o Instituto e a celebração de um acordo de cooperação técnica entre o Município e o órgão federal.

“O prédio que ocupamos tem aproximadamente 4 mil metros quadrados. Utilizamos apenas 600 metros quadrados, está subutilizado. Vamos construir uma nova sede, com essas dimensões, que vai atender a população de Corumbá. Entregamos ao prefeito um ofício solicitando o terreno”, contou o gerente-executivo INSS em Mato Grosso do Sul, Joaquim Cândido Teodoro Carvalho. A sede do INSS em Corumbá fica na rua Dom Aquino, 1265. “Também iniciamos a negociação sobre o repasse desse prédio para a Prefeitura”.

A discussão foi importante, avaliou o prefeito Marcelo Iunes. Na avaliação do chefe do Executivo corumbaense, processo concretizado permitirá economia para os cofres públicos municipais. “Se a Prefeitura recebesse o prédio, o seu uso nos daria a possibilidade de economizar com o aluguel que o Município paga. Temos Agências e Secretarias Especiais, por exemplo, que poderíamos instalá-los naquele local e, assim, economizarmos no aluguel”, frisou Iunes.

Ao prefeito, o gerente-executivo também apresentou uma proposta de cooperação entre o órgão e a Prefeitura. “Seria parceria de cooperação técnica para trabalhar com as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para que o Município possa nos encaminhar digitalizada a documentação desse público atendido no que tange a benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A documentação digitalizada dará maior celeridade na análise dos processos”.

Iunes determinou ao procurador-geral do Município, José Luís de Aquino Amorim, que acompanhou a reunião que estude instrumentos legais para viabilizar a proposta de cooperação.

O vereador Tadeu Vieira – presidente das Comissões de Constituição e Justiça e de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal – destacou a atuação do prefeito Marcelo Iunes. “Quando o prefeito ainda era vereador fizemos a primeira visita ao gerente-executivo do INSS Joaquim para discutir a construção da sede e a cessão do prédio. Hoje vejo bem encaminhadas essas questões. O prefeito está empenhado em fazer um grande trabalho em prol da população de Corumbá”, disse. Também participou do encontro a secretária Municipal de Assistência Social, Glaucia Antonia Fonseca dos Santos Iunes, e o chefe de Serviço de Benefícios do INSS, Raimundo Ruiz.